Motores

Pedro Salvador ‘repete a dose’ no Campeonato de Portugal de Velocidade

Pedro Salvador foi mesmo o ‘rei e senhor’ da segunda ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos em Vila Real, repetindo o triunfo da véspera na segunda corrida do fim de semana.

Largando novamente da ‘pole position’, tal como sucedera no sábado, o piloto de Chaves conseguiu assumir a liderança na largada e a partir daí ir construindo uma liderança sólida, afastando-se dos seus adversários.

Desta vez o principal adversário de Pedro Salvador, se é que se pode chamar assim, foi Francisco Carvalho, que apenas no início da corrida conseguiu acompanhar o piloto transmontano. Paulatinamente o Seat Leon TCR branco e amarelo foi-se afastando do Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport e terminando com mais de 19 segundos de vantagem.

O andamento de Salvador mede-se pelo facto de ter tido não uma mas várias voltas rápidas, que lhe permitiram, inclusivamente, igualar o melhor primeiro parcial do circuito no WTCR. “Assim que parti só me preocupei com a minha prova, sendo que tive várias voltas muito rápidas. É claro que a comparação com os concorrentes da Taça do Mundo faz-se, mas é preciso ver a diferença de meios e o facto de terem mais de 20 pneus para trocar. O que não é o nosso caso. De qualquer forma fiz tudo aquilo a que me propus nesta corrida, igual ao que fiz ontem”, afirmou no final o vencedor.

Foto: Ricardo Cachadinha

Francisco Carvalho admitiu que nada mais podia fazer do que ser segundo: “Era impossível acompanhar o Pedro. O seu andamento era simplesmente inalcançável. Não culpo o carro qualquer outra coisa qualquer, apenas não tive argumentos para lhe fazer frente”.

A último lugar do pódio subiu Francisco Abreu, que tal como sucedeu na véspera com Rafael Lobato teve problemas com o arranque do Peugeot 308 TCR. Daí que tenha feito uma partida modesta, tendo depois de superar Gustavo Moura. “Há definitivamente um problema nas largadas. O carro é muito lento a partir. Depois correu melhor, ficando o lamento de ter batido na qualificação. Preciso de melhorar, pois no campeonato nacional as coisas não me estão a correr tão bem quanto no TCR Europa”, explicou o madeirense.

Classificação

1º Pedro Salvador (Seat) 26m18,027s

2º Francisco Carvalho (Audi) + 19,270s

3º Francisco Abreu (Peugeot) + 22,744s

4º Manuel Gião (KIA) + 46,468s

5º Gustavo Moura (Audi) + 1m01,363s

Em destaque

Subir