Nas Notícias

Pedro Nuno Santos guarda ‘bomba atómica’: “Portugal deve pagar aos credores”

pedro_nuno_santosDepois das declarações em que Pedro Nuno Santos, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, apelou ao incumprimento, o próprio deputado socialista corrige-se, fala de uma má interpretação de uma ideia e diz que “Portugal deve pagar a sua dívida” aos credores. O líder do PS-Aveiro critica o Governo e a letargia de Portugal perante o acordo franco-alemão.

Não é um recuo total de Pedro Nuno Santos, mas a explicação daquilo que o deputado socialista considera ser uma má interpretação de uma ideia, que foi “retirada do contexto”. O vice-presidente da bancada socialista refere agora que não defendeu o incumprimento, mas antes o uso de uma estratégia de pressão sobre os países credores.

Confrontado com as suas próprias palavras, o deputado líder do PS-Aveiro referiu que “Portugal deve pagar a sua dívida”. No entanto, entende, “em primeiro lugar, deve estar o povo português”.

E nesse quadro, e num processo negocial, o Governo “deve usar todas as armas negociais que estão ao seu dispor”, com finalidade de “suavizar as condições que são impostas aos portugueses e à economia”. Em declarações à SIC, Pedro Nuno Santos acusou o Governo de “não criar condições para que o País possa cumprir com os credores”.

Confrontado com as palavras que proferiu e com a ideia de que Portugal deveria utilizar uma estratégia de “bluff” – “Se não pagarmos a dívida e se lho dissermos, as pernas dos banqueiros alemães até tremem”, afirmara Pedro Nuno Santos –, o próprio justificou que existe uma concertação entre credores, que exercem pressão sobre os países em dificuldade.

“À aliança franco-alemã, os países devedores não responderam com uma aliança. Merkel e Sarkozy prepararam as cimeiras com antecedência, a concertarem posições, e a decidirem o que os 27 terão de decidir dias mais tarde. E não assistimos aos chefes de Estado dos países periféricos a pressionarem a Europa para que mude e para que os sacrifícios a estes povos terminem”, acusa.

Pedro Nuno Santos considerou ainda que “vivemos um tempo de exceção na Europa” e exige-se que os países “estejam à altura do povo que representam”. No entanto, sustenta, “os países credores não podem impor as suas condições, marimbando-se para o desemprego e para a crise que provocam nos países devedores”.

O deputado socialista conclui o seu raciocínio afirmando que “os líderes de cada país têm de defender os seus povos” e foi nesse contexto que surgiram as declarações que proferiu.

Recorde-se que o vice-presidente da bancada socialista e líder do PS-Aveiro fizera, no passado sábado, a apologia da ameaça de incumprimento por parte de Portugal. Num discurso em Castelo de Paiva, dissera que, “ou os alemães se põem finos”, ou Portugal deve recorrer à “bomba atómica, usada na cara” dos alemães e dos franceses: “não pagar a dívida.

“Estou-me marimbando que nos chamem irresponsáveis”, acrescentou o vice-líder do grupo parlamentar socialista. “Se não pagarmos a dívida, as pernas dos banqueiros alemães até tremem”, afirmara também Pedro Nuno Santos. Entretanto, Carlos Zorrinho, líder parlamentar do PS, relativizou as declarações e manteve a confiança em Pedro Nuno Santos.

Em destaque

Subir