Motores

Pedro Meireles vence Rali Serras de Fafe

Pedro Meireles e Mário Castro foram os vencedores do Rali Serras de Fafe, que este fim-de-semana marcou o arranque do campeonato nacional da especialidade. Um triunfo feliz para a dupla do Skoda Fabia R5, já que Ricardo Moura dominou o evento da Demoporto até três classificativas do final.

Uma rótula da suspensão do Ford Fiesta de Moura seria responsável pelo abandono inglório do piloto açoriano – o seu terceiro consecutivo na prova fafense, que tal como as anteriores sucedeu quando liderada o rali.

Pedro Meireles, que também no sábado tivera problemas no tubo do ‘intercooler’ do motor do seu Skoda, acabou por estar no sítio certo na altura certo para beneficiar do percalço e vencer esta primeira ronda do campeonato com quase um minuto de vantagem sobre José Pedro Fontes.

Fontes, campeão nacional em título, nunca se mostrou capaz de lutar pela vitória e a segunda posição acaba por ser um excelente resultado num rali onde o próprio admitiu não ter andando ao nível de 2016. Um furo na última classificativa só o deixou ainda mais longe de Pedro Meireles.

O último lugar do pódio acabou por sorrir a João Barros, depois deste protagonizar um duelo com Miguel Barbosa. Só que a duas classificativas do final o piloto de Lisboa furou. E como se isso não bastasse ainda teve uma ligeira saída de estrada que o fez ‘cair’ para a sétima posição final.

Um percalço do qual beneficiou Paulo Meireles, que no único rali que faz em 2016 com um Skoda alugado foi bastante consistente e obteve um excelente quarto posto.

Ricardo Teodósio fechou o top cinco e venceu o Grupo N, após uma prova sem mácula. O algarvio teve a vida mais facilitada pelo abandono de Carlos Martins, que já não saiu para a tirada de domingo, depois dos problemas com o motor do seu Mitsubishi na véspera.

Destaque ainda para a estreia de Hugo Mequista aos comandos do Fabia S2000 com um sexto lugar, e para o triunfo de Pedro Antunes nas duas rodas motrizes, onde pôde gerir a secção de domingo após os problemas que arredaram Daniel Nunes da discussão do triunfo na categoria.

Classificação final

1.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda)1h30m49,2s
2.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen DS3 R5) + 59,2s
3.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 1m14,0s
4.º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Skoda) + 1m45,6s
5.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 4m49,9s
6.º Hugo Mesquita/Valter Cardoso (Skoda) + 5m23,7s
7.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 6m18,2s
8.º Diogo Salvi/Carlos Magalhães (Skoda) + 8m01,4s
9.º Vitor Ribeiro/Pedro Alves (Mitsubishi) + 8m38,8s
10.º Pedro Antunes/João Leones (Peugeot 208 R2) + 10m17,2s

Em destaque

Subir