Motores

Pedro Meireles triunfa no Rali de Mortágua

pedromeirelesmortagua3

Pedro Meireles e Mário Castro venceram o Rali de Mortágua, prova pontuável para o campeonato nacional da especialidade que este fim-de-semana se disputou naquela zona da região centro.

A dupla do Skoda Fabia R5, que no primeiro dia já tinha mostrado ao que vinha na prova do Clube Automóvel do Centro, conseguiu ao longo da segunda tirada levar a melhor sobre o favorito José Pedro Fontes.

Não foi um triunfo fácil de Pedro Meireles, ainda que a diferença final de meio minuto dê uma ideia disso. O piloto de Guimarães sofreu um furo na manhã de sábado, o que acabou por encurtar a vantagem sobre  o seu grande rival.

Confessando não andar aquém das suas possibilidades e a pensar no campeonato, José Pedro Fontes deu luta a Pedro Meireles, que na parte da tarde do segundo dia se conseguiu afastar paulatinamente do piloto de Citroën Vodafone Team.

O piloto de Guimarães venceu quatro das nove classificativas que compunham a prova, justificou plenamente o seu triunfo, face a um adversário a quem a segunda posição permitiu consolidar a liderança no campeonato nacional.

A outra figura do rali foi Miguel Barbosa. O campeão de todo-o-terreno mostrou estar mais à vontade com o seu Skoda Fabia R5, sobretudo tratando-se de um rali em terra como este. Conseguiu assinar bons tempos e mesmo vencer um troço e no final o seu empenho foi coroado com a subida ao último lugar do pódio.

Carlos Martins não começou bem a prova do Clube Automóvel do Centro, e chegou mesmo sem direção assistida no seu Citroën DS3 R5, mas depois conseguiu recompor-se e concluir o rali na quarta posição, ainda que a mais de um minuto de Miguel Barbosa.

O piloto alentejano tirou partido do abandono do seu companheiro de equipa Carlos Vieira, que depois de ter chegado a ser o mais rápido no primeiro troço do dia viu partir-se o turbo do seu Citroën DS3 R5. Um azar do qual também beneficiou João Barros para completar o top cinco.

No entanto o piloto de Paredes pode queixar-se de um furo que lhe custou mais de dois minutos, pelo que em condições normais poderia ter lutado pelo pódio nesta prova.

Destaque ainda para Vítor Ribeiro, que venceu na categoria RC3N (Produção) e para Gil Antunes, que se impôs entre os R2 (duas rodas motrizes).

Classificação final

1.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) 1h33m00,1s

2.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) + 31,5s

3.º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 1m16,4s

4.º Carlos Martins/Daniel Amaral (Citroën) + 2m42,1s

5.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 3m10,8s

6.º Miguel Nunes/João Castro (Ford) + 4m19,2s

7.º Fernando Peres/José Pedro Silva (Ford) + 5m46,1s

8.º Manuel Castro/Luís Costa (Skoda) + 6m15,1s

9.º Vítor Ribeiro/Rui Raimundo (Mitsubishi) + 9m15,1s

10.º Gil Antunes/Diogo Correia (Renault) + 9m28,8s

Fotos: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir