Motores

Pedro Meireles leva Skoda Fabia R5 à vitória na terra de Mortágua

PedroMeirelesMortagua715

Pedro Meireles e Mário Castro estrearam o novo Skoda Fabia 5 em pisos de terra com uma vitória, ao imporem-se este sábado no Rali de Mortágua. Uma prova cheia de peripécias, que vão levar a discussão do título até à derradeira prova do campeonato nacional, no Algarve.

José Pedro Fontes pode ter começado o evento do Clube Automóvel do Centro no comando, vencendo a super-especial de Mortágua e depois o primeiro troço de estrada, mas a liderança do piloto do Citroën DS3 R5 não durou muito tempo.

Na derradeira especial da manhã – a primeira passagem pela Barragem da Aguieira – Zé Pedro teve um furo e perdeu mais de três minutos. No pó gerado pelo DS3 Ricardo Moura perdeu cerca de 50 segundos e tudo se complicou para os dois pretendentes ao título.

Pedro Meireles viu-se assim na liderança do rali com apenas nove segundos e meio de vantagem sobre João Barros, que teve uma manhã bastante consistente e sem problemas, apostando, tal como o campeão nacional, nos pneus mais duros à sua disposição.

JPfontesMortagua315

Da parte da tarde as surpresas continuaram, pois José Pedro Fontes ficou sem travões no Citroën no final do penúltimo troço e capotou já na ligação – uma situação algo caricata, presenciada pela equipa de reportagem do PT JORNAL, já que ocorreu a menos de 20 km/h.

A este percalço acresce o sofrido por João Barros também neste segundo troço da tarde, quando a temperatura da água do motor subiu até níveis perigosos, pelo que o piloto de Paredes preferiu parar a gripar o propulsor do Ford Fiesta R5.

Deste azar tirou partido Carlos Martins, já que se viu na segunda posição, ainda que a mais de 20 segundos do líder, mas com cerca de meio minutos de vantagem sobre Ricardo Moura.

CarlosMartinsMortagua315

Com José Pedro Fontes fora de prova, o açoriano procurou anular a diferença que o separava para o piloto de Serpa, e quase lhe conseguiu ‘roubar’ a segunda posição. Ficou a cinco décimas (!) de o conseguir, permitindo a Carlos Martins celebrar o seu melhor resultado de sempre em provas do campeonato nacional.

Estreante aos comandos do segundo Ford Fiesta R5 da P&B Racing, Carlos Vieira também realizou uma prova notável, nomeadamente a vitória numa classificativa e a quarta posição final. Nada mau para um piloto que até agora pontuava a sua participação em ralis de asfalto aos comandos de um Porsche 997 GT3 Cup.

CarlosVieiraMortagua315

Classificação final
1.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) 1h14m11,3s
2.º Carlos Martins/Daniel Amaral (Skoda) + 35,2s
3.º Ricardo Moura/António Costa (Ford) + 35,7s
4.º Carlos Vieira/Luís Ramalho (Ford) + 1m12,2s
5.º Diogo Salvi/Paulo Babo (Ford) + 1m32,8s
6.º Joaquim Alves/Pedro Alves (Skoda) + 4m13,6s
7.º Manuel Castro/Luís Costa (Mitsubishi) + 5m17,4s
8.º Miguel Nunes/João Paulo (Mitsubishi) + 6m38,1s
9.º João Ruivo/João Peixoto (Renault) + 7m00,6s
10.º Marco Cid/Nuno Silva (Renault) + 10m29,8s

Fotos: FOTO GTI/Armindo Cerqueira e Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir