Ralis

Pedro Meireles garante vitória em Fafe por pouco mais de um segundo

pedro meireles fafe2014meireles fafe 2014Contra todas as previsões, Pedro Meireles foi o vencedor do Rali Serras de Fafe, prova que este sábado marcou o arranque do Campeonato Nacional da especialidade. O piloto vimaranense emergiu como líder depois do abandono de Ricardo Moura.

Mas mesmo com o campeão nacional fora de prova, devido a problemas de alternador no seu Skoda Fabia S2000 na sexta especial, Meireles não teve vida fácil, já que ao longo da fase da tarde Martin Kangur se mostrou um adversário temível.

O piloto estónio venceu mesmo todas as classificativas da segunda secção e acabou a somente 1,3 segundos do vencedor – anulando grande parte do atraso superior a nove segundos com que iniciou o último troço –, depois de ter iniciado a prova de uma forma algo atribulada, protagonizando inclusivamente um pião na segunda especial.

rui madeira fafe2014No último lugar do pódio terminou o regressado Rui Madeira. O piloto de Almada foi-se adaptando ao Ford Fiesta R5 ao longo da prova, apesar de considerar que o carro tem de evoluir bastante, nomeadamente ao nível das suspensões.

A prova minhota foi particularmente demolidora para as mecânicas. Que o diga João Barros, que no outro Fiesta do Fibromade Racing Team terminou precocemente o seu rali devido a problemas de transmissão.

Mesma sorte teve José Pedro Fontes, cujo Subaru partiu o turbo antes da fase da tarde, deixando Adruzilo Lopes sem oposição no agrupamento de Produção e com a quarta posição absoluta garantida, pois nunca foi verdadeiramente incomodado por Diogo Salvi, que se estreou aos comandos de um Ford Fiesta R5.

Referência ainda para o triunfo de Gil Antunes na categoria de duas rodas motrizes, mostrando já estar bem adaptado à condução do Peugeot 208 R2 da Inside, impondo-se a Paulo Neto e ao seu Citroën DS3 R3T.

Classificação final

1.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) 1h17m32,9s
2.º Martin Kangur/Andres Ots (Ford) + 1,3s
3.º Rui Madeira/Paulo Fiúza (Ford) + 19,9s
4.º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Subaru) + 2m49,8s
5.º Diogo Salvi/Paulo Babo (Ford) + 4m49,5s
6.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 4m50,5s
7.º João Correia/Ricardo Barreto (Mitsubishi) + 8m39,3s
8.º Gil Antunes/Diogo Correia (Peugeot) + 10m20,4s
9.º Paulo Neto/Vítor Hugo (Citroën) + 12m06,0s
10.º Ricardo Marques/Paulo Marques (Peugeot) + 14m06,2s

Em destaque

Subir