Motores

Pedro Lamy vitorioso nas 12 Horas de Bathurst

Pedro Lamy venceu a categoria GT3 Pro-Am nas 12 Horas de Bathurst, depois de uma notável ascensão, depois de largar do final da grelha de partida.

O Ferrari 488 GT3 # 51 da Spirit of Race, que o piloto português dividiu com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, foi penalizado na sequência de um acidente protagonizado pelo canadiano durante a segunda sessão de treinos livres.

Embora Lamy tenha qualificado o Ferrari vermelho com o 22º tempo, o castigo imposto à equipa por causa do erro de Dalla Lana fez o piloto português partir muito de trás. Só que a corrida foi longa e permitiu que, aos poucos, fosse recuperando posições e a meio da prova já estava no top 15.

Bons turnos por parte de Pedro Lamy e Mathias Lauda, e a ausência de novos percalços por parte de Paul Dalla Lana, acabaram por permitir ao Ferrari # 51 entrar o top 10 a duas horas do fim da corrida. Percalços e uma boa estratégia acabariam por permitir ao trio terminar na nona posição absoluta e vencer a categoia GT3 Pro-Am, terminando assim em beleza um fim de semana que começara mal, e compensando a equipa por todo o azar que teve uma semana antes nas 24 Horas de Daytona.

Na frente a prova foi bastante intensa, sobretudo nos últimos 20 minutos, que se seguiram à última situação de ‘safety car’. Jake Dennis estava na frente, aos comandos do Aston Martin Vantage # 62 da R-Motorsports com que tinha sido o mais rápido na qualificação.

Mas com pneus com menos 20 voltas Matt Cambell fez-se valer de uma fortíssima ponta final para a nove minutos do fim colocar o Porsche 911 # 912 da Earl Bamber Motorsport na liderança e cruzar a meta na primeira posição. Isto apesar de pender uma penalização sobre a equipa, devido à forma como no turno anterior Dennis Olson ultrapassou o BMW M6 GT3 # 42 de Chaz Mostert, fazendo este ir por fora da pista.

Mas a luta nas últimas voltas não se restringiu à disputa da vitória, já que também o terceiro posto foi ‘alvo’ de uma dura batalha, com Raffaele Marciello, no Mercedes AMG GT3 # 999 a ‘segurar’ por todos os meios Shaun Van Gisbergen, no Mercedes AMG GT3 # 888, enquanto logo atrás Chaz Mostert procurava aproveitar qualquer deslize dos dois, sendo obrigado a manter os ‘olhos’ no retrovisor face à proximidade do Bentley Continental GT3 # 108 de Andy Soucek. No entanto nenhuma destas posições se alteraria até à bandeirada de xadrez.

Classificação final
1º Campbell/Olsen/Werner (Porsche) 312 voltas
2º Dennis/Vaxiviére/Kirschoffer (Aston Martin) + 3,441s
3º Marciello/Buhk/Gotz (Mercedes) + 7,594s
4º Van Gisbergen/Whincup/Lowndes (Mercedes) + 7,798s
5º Mostert/Farfus/Tomczyck (BMW) + 8,916s
6º Soucek/Abril/Soulet (Bentley) + 12,501s
7º Imperatori/Jarvis/Liberati (Nissan) + 51,090s
8º Kane/Gounon/Pepper (Bentley) + 1 volta
9º Lamy/Della Lana/Lauda (Ferrari) + 2 voltas
10º Hazelwood/Lago/Russell (Audi) + 4 voltas

Em destaque

Subir