Motores

Pedro Dias da Silva o mais forte no Desafio Mazda

Pedro Dias da Silva e José Janela impuseram-se no Desafio Total Mazda que se disputou no âmbito da Baja Portalegre 500, conseguindo também os melhores tempos da competição nos quatro setores que compunham esta que é a prova ‘rainha’ do Todo-o-terreno nacional.

Face ao resultado, a dupla conseguiu a pontuação máxima (29 pontos), colocando-se na dianteira do troféu quando só falta disputar uma prova – 24 Horas de Fronteira – para a conclusão do mesmo.

Depois de no Prólogo terem dominado os acontecimentos, Dias da Silva e Janela voltaram a ditar a lei, impondo-se não apenas no Desafio Total Mazda, mas também no Evento Nacional da prova pontuável para a Taça FIA de Bajas, terminando com um avanço de mais de meia hora para o seu rival neste particular.

Pedro Dias da Silva teve que gerir a prova de forma criteriosa, uma vez que um percalço nesta quarta ronda do ano podia colocá-lo em ‘maus lençóis’ na luta pelo título final. A tarefa do piloto de Tomar ficou facilitada após o abandono de Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (problemas de diferencial), mas Francisco Gil/Filipe Rasteiro mantiveram um andamento consistente e o segundo lugar acabou por lhes sorrir com naturalidade. Aliás o piloto de Portalegre conseguiu mesmo cumprir toda a prova sem registar qualquer tipo de problemas.

“Sabíamos o que tínhamos para fazer e conseguimos executar à risca a estratégia. Admito que em certas alturas não foi tão divertido, mas tive que controlar muito o andamento para não correr riscos. É sempre bom vencer e ainda para mais neste caso em que ganhámos o Desafio e, ao mesmo tempo, o Evento Nacional. Paralelamente é da mais elementar justiça sublinhar a conquista do título de Navegadores pelo José Janela que é um verdadeiro profissional e sobre quem cai parte considerável da responsabilidade dos resultados que temos assegurado”, refere Pedro Dias da Silva.

No que toca aos navegadores era sabido que o vencedor de 2017 se conheceria em Portalegre. Pois o prémio final vai parar às mãos do “super experiente” José Janela (87 pontos). Desta feita, o co-piloto de Famalicão levou a melhor sobre Ricardo Claro por uma diferença de 29 pontos. No final José Janela não escondia a sua satisfação: “Estou muito satisfeito e não posso deixar de agradecer e sublinhar a excelente performance do Pedro Dias da Silva, que é um piloto fantástico. Foi um ano duro em que nem sempre as coisas correram como nós desejávamos, mas toda a equipa trabalhou arduamente. Espero que este sucesso agora alcançado por mim não seja o único deste ano para a equipa. Todo o esforço feito e a forma profissional como encarámos cada uma das provas deu frutos e este fim-de-semana isso ficou bem patente”.

Fotos: AIFA

Em destaque

Subir