Nas Notícias

Pedro Cabrita Reis expõe esculturas inéditas no Museu de Santo Tirso

Trinta esculturas do artista plástico Pedro Cabrita Reis, quase todas inéditas, vão estar expostas de 03 de julho a 22 de setembro no Museu Internacional de Escultura (MIEC), em Santo Tirso, no distrito do Porto.

Denominada “Pedro Cabrita Reis. La Grande Table, et al?”, a exposição reúne peças feitas a partir de materiais tão díspares como “metal, cimento, plástico, madeira e borracha”, disse à agência Lusa o presidente MIEC, Álvaro Moreira.

Com trabalhos expostos em museus e centros de arte de todo o mundo, o artista português combina nesta exposição “desperdícios de construção com objetos do quotidiano”, acrescentou Álvaro Moreira.

Estes objetos, “abandonados pelos seus possuidores, por aparente perda de utilidade imediata”, “são atenta, obsessiva e criteriosamente recolhidos pelo artista no seu atelier, que ao sabor do tempo e da vontade, lhes dá uma nova vida, plena agora de significados, históricos, filosóficos, políticos e também poéticos”, lê-se no comunicado da Câmara de Santo Tirso, enviado à agência Lusa.

A exposição será um percurso “entre peças volumosas que se combinam entre si” e uma mesa, com cerca de 70 metros, que dá o nome à exposição, onde “estarão expostos os restantes trabalhos de menor dimensão”, sublinha o responsável do MIEC, citado pelo comunicado.

A obra impõe assim uma observação que é, ao mesmo tempo, uma “leitura/descoberta/experiência do atelier onde trabalha, desde 2006, em Lisboa, junto ao Tejo”.

Segundo o comunicado, a ligação do escultor a “Santo Tirso data de 2001, altura em que, a convite [do escultor] Alberto Carneiro, no âmbito do 6.º Simpósio de Escultura, concebeu uma peça para o acervo do MIEC”.

Para o presidente da câmara, Joaquim Couto, a exposição “Pedro Cabrita Reis. La Grande Table, et al?” vem evidenciar a importância da escultura para Santo Tirso”, salientando o facto de “ser uma exposição inédita, pensada de raiz” para estar exposta no local.

“Temos trabalhado no sentido de nos afirmarmos como cidade capital da escultura e estou certo de que este é mais um importante passo que damos nesse sentido”, concluiu.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias