Motores

Pedro Almeida testa Kit R4 da Oreca em França

Pedro Almeida foi o primeiro português a testar um dos novos Kit R4 de ralis. Um tipo de carro que pretende ser o futuro patamar imediatamente abaixo dos R5 que atualmente dominam as provas a nível nacional, em Portugal e na maioria dos países da Europa.

O piloto de Famalicão deslocou-se a França a convite da Oreca, e pôde comprovar as potencialidades de um carro que se situa acima dos atuais duas rodas motrizes R3.

Embora esteja ainda a aguardar homologação por parte da Federação Internacional do Automóvel, o Kit R4 possui todos os dispositivos de segurança exigíveis pela FIA, estando completamente concebido para competição, nomeadamente em termos de célula de proteção do habitáculo, baquets ou extintores homologados.

O Kit R4 ensaiado por Pedro Almeida foi um Toyota Etios, que segundo o piloto “é um carro bem concebido”, fácil de guiar e que “perdoa facilmente os erros” de quem o conduz. “É como conduzir um karting. Tem muita agilidade e facilidade em encontrar tração, mesmo nas condições mais adversas, sendo previsível e dando muita segurança”, assegura.

“O motor é potente, permitindo tirar bom prazer de condição, e permite perceber que é competitivo face aos carros mais evoluídos, sendo progressivo. A caixa de velocidades está bem escalonada, a suspensão é boa, mostrando uma grande evolução e um bom comportamento em piso irregular, encontrado no teste”, acrescenta o piloto minhoto, que este ano competiu com um Renault Clio R3 e um Skoda S2000.

Em destaque

Subir