Mundo

Pedofilia no clero em queda: “A Igreja deve fazer a limpeza dentro de casa”

igrejasanta sé em genebraSegundo um representante do Vaticano, há cada vez menos casos de pedofilia a envolver membros da Igreja. Silvano Tomasi, membro Vaticano nas Nações Unidas em Genebra, considerou hoje, durante um comité da ONU contra a Tortura, que “a Igreja deve fazer a sua própria limpeza dentro de casa”.

Durante uma sessão do comité das Nações Unidas contra a Tortura, nesta segunda-feira, Silvano Tomasi considerou que há cada vez menos membros do clero envolvidos em casos de pedofilia.

“As medidas adotadas nos últimos dez anos pela Santa Sé e pelas igrejas locais têm dado resultados positivos”, considerou Tomasi, representante do Vaticano nas Nações Unidas em Genebra.

“Continuaremos nesta direção”, acrescentou, destacando também que a Igreja deve fazer a sua “limpeza dentro de casa” no combate à pedofilia e para “proteger as crianças” de “um problema muito grave a nível mundial, com milhões de casos reportados todos os anos”.

O responsável salientou ainda que o Vaticano não tem jurisdição sobre os membros da Igreja Católica, pelo que não pode ser responsabilizado pelos crimes de pedofilia que os sacerdotes cometeram.

No entanto, serão tomadas todas as medidas para que os culpados sejam levados à justiça. “A Santa Sé lembra que qualquer pessoa vive sob a jurisdição das autoridades de cada país e está sujeita às leis nacionais”, concluiu Silvano Tomasi.

Em destaque

Subir