Nas Notícias

Pedidos de ajuda são alerta de um “aumento da pobreza”, avisa Conselho Nacional de Saúde

Os estudos que comprovaram um aumento dos pedidos de ajuda às juntas de freguesia, durante o período de confinamento, são um sinal de aviso de que se registou “aumento da pobreza da população”, no entender do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

“O CNS alerta para o facto de estes resultados poderem refletir um aumento da pobreza na população, associado às alterações bruscas no mercado de trabalho e no rendimento, seja por situação de ‘lay-off’ ou desemprego”, destacou a entidade consultiva do Governo, em comunicado.

Os pedidos de ajuda das famílias incidiram em particular na aquisição de alimentos e medicamentos devido à incapacidade de sair de casa de grupos com dependência funcional, como idosos e portadores de deficiência ou doença mental.

As juntas de freguesia receberam também múltiplos pedidos de ajuda para “pagamento das rendas de casa, alimentos e medicamentos e também para a falta de acesso a computadores, telemóveis e telefones”, assim como para o acesso à internet, devido às aulas pela televisão para as crianças.

Os estudos revelaram também os “poucos pedidos de ajuda” feitos às juntas de freguesia por outras populações carenciadas, como “pessoas sem-abrigo, imigrantes em situação irregular, minorias étnicas, utilizadores de drogas e trabalhadores do sexo”.

O CNS recomendou “uma melhor articulação entre as estruturas da rede social e os serviços de saúde”, no sentido de se assegurar “maior eficiência na resposta às necessidades, atuais e futuras, criadas pela pandemia de covid-19”.

Em destaque

Subir