Nas Notícias

Pediatria do S. João: Promessa de ministro falha há mais de um mês

O ministro da Saúde prometeu, a meio de abril, que seriam precisas duas semanas para desbloquear a construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João. Esse prazo expirou há mais de um mês.

A garantia de Adalberto Campos Fernandes foi feita após a polémica divulgação do atendimento de crianças, para tratamentos de oncologia, nos corredores do principal hospital do Porto.

“O dinheiro está disponível, mas há questões de tramitação processual, que penso que em uma semana ou duas semanas estarão em condições para que os procedimentos formais possam ser lançados”, assegurou o governante, a 16 de abril.

Contas por alto, o problema seria solucionado até ao final do mês, com as obras de construção da nova ala pediátrica a poderem arrancar no início de maio.

Só que já estamos a 20 de junho. A palavra do ministro é desmentida há um mês e três semanas.

Hoje, o Hospital de São João confirmou que ainda não foi notificado quanto à necessária autorização do Ministério das Finanças.

Em declarações ao Observador, uma fonte do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, não identificada pelo jornal, referiu que ainda não existe uma “indicação de que a verba tenha sido desbloqueada”.

Na manhã de hoje, em audição na comissão parlamentar de Saúde, Adalberto Campos Fernandes afirmou que “o  Centro Hospitalar de São João tem o investimento autorizado”.

A única certeza neste momento é que as crianças continuam internadas em contentores, quase dois meses passados após a promessa do ministro da Saúde.

Em destaque

Subir