Nas Notícias

Pediatras defendem “brincadeira” como motor do desenvolvimento da criança

criancas v2Qual o papel da “brincadeira” na vida das nossas crianças? Susana Soares, pediatra do Hospital CUF Porto, acredita que brincar é um  motor fundamental para o desenvolvimento físico, psicológico e social da criança e que os pediatras têm um papel a desempenhar na defesa do tempo de brincadeira na vida familiar e escolar.

A questão não é nova e diversos especialistas, não só pediatras mas também professores, entendem que a pedagogia deve ser feita também com a brincadeira. Por outro lado, defendem que há, na educação em Portugal, excesso de carga horária nas escolas e que os trabalhos para casa agravam o problema.

Aliás, na Finlândia, que tem um sistema de ensino exemplar, brincar é parte do sistema de ensino. Os alunos são estimulados a aprender, brincando, sem pressão de exames.

Susana Soares, pediatra responsável pela abordagem deste tema no Curso de Pediatria para Pais, afirma que brincar é fundamental para as crianças já que “desenvolve a sua criatividade, destreza, estratégias de resolução de problemas e uma diversidade de competências físicas, cognitivas, emocionais e sociais”.

De acordo com a pediatra, “as capacidades adquiridas neste processo levam a segurança, confiança e resiliência, essenciais para lidar com novos desafios, incluindo os académicos.”

Os momentos de brincadeira são ainda momentos fundamentais para o estabelecimento de vínculo afetivo entre pais e filhos. Além disso, a promoção da “brincadeira” auxilia no combate à obesidade infantil: “corpos fisicamente ativos geram crianças saudáveis”.

No entanto, embora reconhecendo os inúmeros fatores que prejudicam o tempo disponível para esta atividade, a Pediatra  acredita que é “essencial perceber que ela deve existir no quotidiano da família e compreender os seus enormes benefícios”. A natureza, quantidade e o momento de brincadeira ideais dependem da idade da criança, do seu temperamento e da organização de cada família.

“O brincar na promoção da saúde da criança” é um dos temas que vão estar em destaque no próximo Curso de Pediatria para Pais, promovido pelo Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Porto no próximo dia 27 de fevereiro, no Auditório da Unidade Hospitalar. Será abordada a sua importância no desenvolvimento da criança, a sua evolução ao longo do crescimento da criança e serão feitas algumas considerações acerca da escolha de brinquedos.

A Escolha do Infantário e os Animais Domésticos serão outros dos temas em discussão neste encontro.

Em destaque

Subir