Nas Notícias

PEC chumbado com ‘resolução de censura’

PEC 4 foi chumbado, o que precipitou a demissão de José Sócrates. A resolução do PSD foi aprovada por todos os partidos da oposição, facto que se adivinhava e mereceu críticas do PS, ainda antes da votação.

Às 20h03, o presidente da Assembleia da República anuncia a votação: o PEC do Governo foi chumbado, o que trava o plano de consolidação das contas públicas. Abriu-se uma crise política, que se junta à crise económica.

A dramatização de Francisco Assis, líder da bancada socialista, e Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, contrastou com as críticas de Manuela Ferreira Leite, que apontou ao Governo a culpa exclusiva da situação difícil do país.

A resolução do PSD funcionou como uma moção de censura. Pode chamar-se ‘resolução de censura’, porque deixa o Governo sem margem de manobra para aplicar as medidas que considera serem essenciais.

O cenário de crise política foi adiado até 23 de Março, em vésperas de uma cimeira europeia, na qual Portugal se apresenta politicamente fragilizado. Aguarda-se a reação dos mercados.

Em destaque

Subir