Mundo

A pé da Turquia até Portugal para curar depressão

Um norte-americano decidiu fazer uma viagem a pé entre Turquia e Portugal para ultrapassar uma depressão. Esta foi a forma que Chris Lemanski encontrou para ultrapassar a doença. “Os pormenores e lições que retiras ficam mesmo contigo para sempre”, explica após a ‘maratona’.

Desde logo, a lição que lhe fica nesta longa aventura que teve momentos onde passou “fome e pensou “desistir”.

“Percebi que aqui, como na vida, há que estar atento a oportunidades e ter a certeza que tenho o que preciso numa emergência. Não é preciso mais.”

A longa viagem teve início em abril de 2016 e terminou na reta final de 2017, tendo agora ficado mediática com declarações do aventureiro a um site de viagens.

Os mais de 9500 quilómetros foram cumpridos durante 18 meses.

“O primeiro grande desafio foi aprender a andar a pé em auto-estradas e como ignorar as minhas dores nos pés”, explicou Chris Lemanski, em declarações à Lonely Planet.

O norte-americano, natural da Califórnia, explicou outras dificuldades que teve de ultrapassar.

“Depois de me habituar a andar desconfortável, todos os meus outros ‘obstáculos’ dissiparam-se e passei a aproveitar os desafios físicos que se sucediam”.

“As grandes barreiras a partir daí foram exercícios mentais, cuja resolução passava por eu não pensar mais na situação em que estava. Confortava-me pensar ‘o pior que pode acontecer é ser morto num acidente qualquer, mas se isso acontecer não tenho nada para me preocupar, estou morto?”

Chris Lemanski explica que “o medo do desconhecido não deve impedir ninguém de dar o primeiro passo”.

“Há que estar preparado para o pior e admitir que, por vezes, vamos odiar a viagem.”

Em destaque

Subir