Nas Notícias

PCP pede medidas para travar “problema social” das “maiores dimensões”

O PCP voltou hoje a manifestar as suas reservas ao estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e pediu medidas para que o “problema de saúde não se transforme num problema social de ainda maiores dimensões”.

“São muitas as necessidades a que é preciso dar resposta para que o problema de saúde pública não se transforme num problema social de ainda maiores dimensões”, afirmou o líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, no debate, no parlamento, sobre o prolongamento do estado de emergência devido à pandemia.

Com o “surto epidémico”, afirmou, o país enfrenta “um conjunto grande de problemas sanitários, económicos e também sociais” e para a sua solução o estado de emergência não é obrigatório.

“É nas decisões políticas que, com ou sem estado de emergência, têm de ser tomadas que devem ser feitas opções que resolvam os problemas que temos e teremos pela frente”, disse, recusando que o estado de exceção seja “o pretexto para se impor a lei da selva na vida e nos direitos dos trabalhadores”.

Portugal “não tem de viver amarrado ao estado de emergência enquanto vigorarem as medidas de prevenção e contenção do surto epidémico porque não é do estado de emergência que o país precisa”, acrescentou.

O país, acrescentou ainda, “precisa também com urgência de medidas económicas e sociais de maior fôlego”, de “proteção do emprego e de apoio a quem se vê sem rendimentos mas com encargos” e de “medidas de apoio à produção nacional, a começar pela produção agroalimentar”.

Já no final da sua intervenção, João Oliveira, enumerou as “dificuldades” que se colocam daqui para a frente e que necessitam de resposta por parte do executivo.

“Da perda do emprego e do salário até às dificuldades de um idoso que não pode ir às compras”, da “proteção dos profissionais de saúde, das forças de segurança, do apoio aos idosos, da recolha e tratamento de resíduos, da distribuição comercial e outros serviços essenciais até à proteção da saúde mental de quem pode ter de ficar confinado à sua habitação durante meses”, enumerou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: homeParlamentoPCP

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

8 de maio, nasce Jean Henri Dunant, cofundador da Cruz Vermelha

Hoje é dia de homenagear Dunant, filantropo suíço a quem se deve a fundação da…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias