Nas Notícias

PCP: Jerónimo de Sousa diz que troika “conduzirá à miséria”

Líder do PCP, Jerónimo de Sousa, acusa PSD, PS e CDS de participarem num “conluio” com a troika, que conduziu a “um acordo forjado” que vai “levar o país à miséria. O próximo ato eleitoral será o momento dos cidadãos “se pronunciarem contra a submissão”.

Jerónimo de Sousa não escolhe palavras meigas. Pelo contrário: adota um discurso duro, contra a troika, o PS, o PSD e o CDS, partidos que participaram nas negociações que conduziram ao plano de ajuda a Portugal.

Segundo o líder comunista, este acordo representa um “passo de dependência” de Portugal aos interesses capitalistas. Este acordo anunciado há dias vai conduzir o país ao “retrocesso”, o que “conduzirá o povo à miséria”.

As medidas de austeridade previstas no plano de ajuda do FMI serão, nas palavras de Jerónimo de Sousa, o trilho do “subdesenvolvimento, condenando o país e os trabalhadores a uma dependência sem precedentes”.

Mas o povo é quem mais ordena. E por isso Jerónimo de Sousa pede que as eleições de 5 de junho castiguem os protagonistas desde acordo: PS, PSD e CDS-PP. “Os portugueses têm, mais do que o direito, o dever de denunciarem e rejeitarem um acordo forjado, criado num conluio com o FMI e a União Europeia”.

As legislativas são assim uma “oportunidade de negar” este plano, para que o país siga o caminho do desenvolvimento, sem “submissão” a interesses do mercado.

Em destaque

Subir