Nas Notícias

PCP: Jerónimo de Sousa diz que o “PSD está numa contradição insanável”

“Mais uma carta do PSD…”, desabafa Jerónimo de Sousa, com reticências que representam a crítica a “uma contradição”, que apesar de “insanável”, segundo o líder do PCP, “terá de ser resolvida” por Passos Coelho.

Duras críticas do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que participou num programa de humor da RTP para, com palavras sérias, lamentar a postura do PSD. A nova carta enviada por Eduardo Catroga ao Governo, em nome dos sociais-democratas, a pedir esclarecimentos relativamente às contas públicas, suscitou a incompreensão do líder comunista.

“O PSD está numa contradição insanável: concorda com as medidas draconianas que a troika quer impor, já disse que está disposto a dar o acordo, mas depois vem dizer aos portugueses que não quer mais despedimentos, mais cortes nos salários… Ora, não se pode estar bem com Deus e com o Diabo”, refere Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP – que participava no programa de humor ‘5 para Meia-Noite’ – considera que o seu partido está habilitado a ser Governo, ainda que não o queira fazer em troca de lugares em alguns ministérios.

“É errado pensar que os comunistas não são capazes de participar no Governo… Temos diversas experiências no poder local. Mas, não queremos dois ou três lugares de ministros para sermos cúmplices de políticas completamente erradas”, sublinhou.

Jerónimo de Sousa dedicou ainda uma palavra aos jovens, o público-alvo do programa onde fez estas declarações: “Ao contrário do que se pensa – muitos dizem que ‘os jovens não querem saber de nada’ –, os jovens preocupam-se e vão conseguir importantes conquistas, tal como outras gerações o fizeram”.

Em destaque

Subir