Cultura

Peça ‘heterotopia’ estreia-se no Teatro Carlos Alberto

Teatro_Municipal_Porto

‘heterotopia’ sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto (TeCA) na sexta-feira, dia 26 de junho, às 21h00.

Com encenação de Emanuel de Sousa, a peça é uma estreia absoluta da programação do Teatro Nacional São João (TNSJ)

Fala sobre as tendências opressivas e libertadoras que colocam o indivíduo em constante mutação e revolução. heterotopia – com textos do premiado Tiago Patrício e de Emanuel de Sousa, que se inspiraram em Michel Foucault, Georges Perec, Jorge Luís Borges e no bíblico Apocalipse – é, segundo o encenador, “não somente como uma questão de espaço mas como uma questão do sujeito e da sua relação com o outro (e ele próprio)”.

A peça encerra o ciclo Trilogia do Lugar, iniciado em 2013 pela companhia Ponto Teatro, descrito como uma experimentação entre teatro, movimento e vídeo. ‘heterotopia’ é uma coprodução do Ponto Teatro e TNSJ e está em cena até 5 de julho: quarta, às 19h00, de quinta a sexta-feira, às 21h00, e aos domingos, às 16h00.

O preço dos bilhetes é de 10 euros. Nas sessões de 1 e 3 de julho, após a peça, está agendada uma conversa com a equipa artística, no bar do TeCA.

No dia 27 de junho, entre as 16h00 e as 18h00, a Ponto Teatro promove a iniciativa Lugares Outros. O evento integra a projeção do vídeo Utopia (2013), de AND_Lab, e uma mesa-redonda, que conta com a participação de José Capela, Luís Tavares Pereira, Bruno Monteiro, Miguel Moreira e Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ.

Já no dia 4 de julho, às 16h00, o TeCA acolhe o lançamento do livro Capital Fuck – Os Contratos do Comerciante. Uma Comédia Bancocrática, de Elfriede Jelinek, com a presença da tradutora Helena Topa, de Emanuel de Sousa e de Nuno Carinhas, entre outros convidados. A edição do livro é da Verso da História, com a colaboração da Ponto Teatro. A entrada é gratuita.

Em destaque

Subir