Economia

Paz social vai favorecer estabilização da TAP

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou hoje que a paz social na TAP vai favorecer a estabilização da transportadora aérea e dos seus voos.

Em audiência parlamentar, o governante sublinhou a “opção e a perspetiva do Governo de que se negoceie e se favoreça a paz social”, mas que o processo negocial em concreto é da responsabilidade da Comissão Executiva.

“E foi obtida essa paz social e a TAP precisa dessa paz social”, garantiu o ministro, recordando a fase de “grande crescimento” da empresa, que “precisa de mobilizar os seus recursos humanos e, felizmente, eles estão disponíveis”.

“Mas a paz social alcançada há de favorecer a estabilização da situação da empresa e dos voos”, disse.

Aos deputados, Pedro Marques começou por recordar os “muitos cancelamentos na Europa que decorreram de situações laborais de outros países”, as “condições climatéricas muito adversas” e a “situação do ponto de vista da paz social da empresa, que felizmente foi ultrapassada, recentemente, nomeadamente, com um acordo com o sindicato dos pilotos”.

Referindo informações recebidas, o ministro avançou as perspetivas para a Comissão Executiva poder conseguir paz social também com o sindicato dos tripulantes.

No passado dia 26 foi acordado que os salários dos pilotos da TAP vão aumentar 5 por cento este ano e no próximo, 3 por cento em 2020 e 1 por cento em 2021 e 2022, num total de 15 por cento em cinco anos, mais a correção da inflação estimada em 9,4 por cento.

De acordo com a proposta de atualização salarial que foi aprovada pelos pilotos, a que a Lusa teve acesso, os valores de atualização salarial acordados entre a transportadora e a direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) são: 5,0 por cento em 2018, 5,0 por cento em 2019, 3,0 por cento em 2020, 1,0 por cento em 2021, 1,0 por cento em 2022, num total de 15,0 por cento.

Este aumento não contempla ainda a correção do Índice de Preços no Consumidor (IPC) no período, de 1,4 por cento em 2018, e de 2,0 por cento nos quatro anos seguintes, num total de 9,4 por cento, referindo-se que “os valores da inflação para o período de 2019 a 2022 são estimados” e que “será aplicável o valor real, independentemente do seu valor, desde que positivo”.

Na prática, este ano os salários dos pilotos da companhia aérea vão ter já este ano um acréscimo de 6,4 por cento.

O consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, detém 45 por cento do Grupo TAP (TAP SGPS), o Estado através da Parpública 50 por cento e os restantes 5 por cento estão nas mãos dos trabalhadores.

Em destaque

Subir