Fórmula 1

Payen avisa que a recuperação de Schumacher pode demorar anos

schumacher 210O médico que acompanha o caso de Michael Schumacher garante que o paciente “tem condições” para recuperar, mas precisa de tempo. “Notei progressos”, revelou Jean-François Payen, que prefere pensar “numa escala de tempo de um a três anos”.

Michael Schumacher está a recuperar das lesões cerebrais e “tem condições” para uma evolução, mas é preciso tempo e paciência, alertou Jean-François Payen.

O médico francês, que tem acompanhado o caso do antigo campeão de Fórmula 1, explicou que é preciso pensar em cada estádio da recuperação e que a atual fase vai demorar até três anos.

“Notei progressos, mas é preciso dar-lhe tempo”, afirmou Payen, complementando: “É como outros pacientes, estamos numa escala de tempo de um a três anos, por isso é preciso paciência”.

O paciente alemão, de 45 anos, está a recuperar em casa, em Gland (Suíça), depois de ter passado seis meses em coma, na sequência de um acidente de esqui em dezembro do ano passado, nos Alpes suíços.

O médico francês explicou a mudança com a premissa de que Schumacher poderá recuperar melhor no ambiente familiar, deixando uma palavra de elogio a Corinna, a esposa do piloto.

“É para ver como evolui e poder dizer à sua mulher e filhos que mudanças se observam. Ele tem condições muito favoráveis. A sua mulher está rodeada de excelente aconselhamento e colocou tudo ao dispor para que ele possa recuperar”, acrescentou Payen.

O clínico revelou ainda que Schumacher “esteve numa situação crítica” quando ficou internado no hospital universitário de Grenoble, logo após o acidente, mas que tal não foi justificação para um tratamento especial: “Ele ficou junto com os outros pacientes. Nós não temos quarto VIP”.

Em destaque

Subir