Nas Notícias

Paulo Portas quer “estabilidade” mas espera que Governo atenue subida de impostos

paulo portasLíder do CDS-PP, Paulo Portas, espera que o Governo consiga cortar do lado da despesa, para que a carga fiscal seja “atenuada”. “Eu valorizo a estabilidade de que Portugal precisa, para enfrentar os desafios. E reafirmo o que o Governo defende a várias vozes e que está expresso no memorando”, disse Paulo Portas, à saída da Assembleia da República, depois de chumbada a moção de censura ao Governo.

Paulo Portas não esclareceu a posição do CDS relativamente a este aumento de impostos e produziu uma declaração ambígua, aos jornalistas, hoje, depois de chumbada a moção de censura apresentada por PCP e Bloco de Esquerda ao Governo.

O líder do CDS considera que “Portugal está numa situação e salvação nacional”, afirmação que deixa perceber que os centristas farão um esforço para manter a coesão no seio da coligação governativa.

Mas Paulo Portas deixou também uma mensagem a Passos Coelho. O CDS quer que o Governo avance no sentido do corte de despesas, para que o aumento de impostos previsto para 2013 não vá além do suportável pelos portugueses.

“Quanto ao aumento enorme de impostos, só há uma coisa a fazer: encontrar soluções de redução de despesa, para que este aumento de impostos seja mais moderado”, referiu Paulo Portas.

Por fim, o líder do CDS tenta colocar-se dentro dos ideais da coligação: “Reafirmo o que o Governo defende a várias vozes e que está expresso no memorando”.

Portas não esclarece, deste modo, a contradição entre a proposta do CDS, que não aceita aumentos de impostos – levando Passos Coelho a recuar na Taxa Social Única –, e a política do executivo, que não evita esse agravamento da carga fiscal.

Em destaque

Subir