Desporto

Paulo Lopes, o guarda-redes com mais títulos do que jogos no Benfica

Passou despercebido, como se um detalhe se tratasse. Até que a BBC lembra que Paulo Lopes conquistou 12 títulos em 11 jogos, em mais de uma década de águia ao peito, e elege Paulo Lopes como “a melhor opção do mundo para terceiro guarda-redes”. E os números não mentem.

“Doze troféus em apenas 11 jogos, em mais de uma década ao serviço do Benfica. Paulo Lopes poderá ser o melhor terceiro guarda-redes de todos os tempos”, escreve a BBC, numa reportagem sobre um jogador que passou despercebido no futebol português, apesar de representar um dos grandes durante tanto tempo.

A BBC dedica uma reportagem ao jogador de 40 anos, que brinca com a situação. “Posso dizer que nasci para ganhar”, diz.

Mais a sério, Paulo Lopes fala em “orgulho” e no resultado de um “grande trabalho de equipa”.

Aquele órgão britânico lembra três grandes nomes das balizas que se destacaram como terceiras escolhas, mas realça que nenhum tem tantos troféus como Paulo Lopes. E com tão poucos jogos.

Em seis temporadas, realizou 12 partidas no Benfica, clube pelo qual se formou – saindo em 2002 sem qualquer partida na equipa principal.

Regressou 10 anos mais tarde, para servir o clube em seis temporadas. Quando recebeu um telefonema de Rui Costa, que o convidou para voltar à Luz, pensou tratar-se de “uma brincadeira”.

Mas não era. Contava então 34 anos e preparava-se, contra todas as probabilidades, para um período de conquistas, sempre na sombra de grandes nomes, como Oblak, Júlio César e Ederson.

Em destaque

Subir