Motociclismo

Paulo Gonçalves começa Ruta 40 a vencer

Paulo Gonçalves teve um começo de prova em grande no Desafio Ruta 40, prova do Campeonato do Mundo de Todo-o-terreno que esta semana se disputa na Argentina.

Depois do mau arranque que teve no Rali do Atacama, o piloto português da Honda esteve irreconhecível para melhor no país das pampas.

‘Speedy’ Gonçalves foi o mais rápido na especial de 286,51 quilómetros que integrava a primeira etapa do evento argentino, num contraste com o azar que desta vez coube ao seu companheiro de equipa Kevin Benavides, o vencedor do Rali do Atacama, disputado uma semana antes no vizinho Chile.

A tirada apresentava algumas ‘ratoeiras’, nas quais alguns pilotos – incluindo Benavides – ‘cairam’. E uma das zonas mais traçoeiras situou-se ao quilómetro 200, onde o argentino sofreu uma queda e uma contusão que o levou a ser evacuado para o hospital de Belén.

Paulo Gonçalves esteve irrepreensível na leitura do ‘roadbook’ e acabaria por se impor cumprindo o percurso em 4h02m05s. Isto depois de inicialmente ter sido o seu companheiro de equipa Ricky Brabec a ser o mais rápido.

“A especial era longa e muito difícil, com muitos rios e muitas pedras, mas também muito percurso fora de pista. Tentei manter-me concentrado e a meio da corrida já tinha Ricky à vista. Forcei o andamento e pude ganhar a especial. Estou contente mas faltam ainda muitos quilómetros. Temos de estar atentos desde o começo até final, e o objetivo é fazer o melhor possível. Espero que a queda do Kevin não tenha sido grave e que recupere brevemente”, declarou o piloto de Esposende no final da etapa.

Esta terça-feira a prova leva os concorrentes em direção ao sul, com a chegada à cidad de Tinogasta na província de Catamarca. A segunda etapa tem uma ligação inicial de 11,47 quilómetros, antes da especial de 166,81 quilómetros. Depois de uma secção de neutralização e cerca de 3,7 quilómetros, os concorrentes encontram o acampamento em Tinogasta.

Em destaque

Subir