Desporto

Paulo Bento: “Quem fechou a porta da seleção foi Ricardo Carvalho”

Uma semana depois do abandono do central do Real Madrid à seleção, o selecionador nacional voltou a falar no caso numa entrevista dada no programa Trio d’Ataque da RTPN. Paulo Bento afirma que não tem mal nenhum errar, o importante é reconhecê-lo depois.

Numa conversa por vezes até um pouco intimista, Paulo Bento disse aquilo que lhe vai na alma. Falou de Ricardo Carvalho, de Postiga, de Ronaldo, de opções táticas, enfim, tudo o que havia para falar e mais alguma coisa.

O programa foi para o ar ontem na RTPN. O selecionador nacional começou por explicar a situação quente da altura. Segundo Paulo Bento, não há qualquer possibilidade de compreensão da atitude do jogador do Real Madrid: “Tenho a certeza que o Ricardo tem boa memória. No passado, uma situação igual à de Pepe já aconteceu com ele. Na semana que antecedia o jogo com a Noruega treinou com algumas limitações. No entanto, se no sábado tivesse apto, iria ser titular. Não o foi porque me comunicou no último treino que não estava em condições. São situações que acontecem com o Ricardo, com o Pepe ou com outro qualquer”, afirmou o técnico português.

Segundo o treinador, “todos errámos, eu já errei no meu passado e vou continuar a fazê-lo. A questão é que depois devemos assumir os erros. Ricardo Carvalho deveria ter pedido desculpa aos portugueses”, acrescentou.

Atitude tem consequência

A pergunta foi direta: Consigo no comando, há possibilidade de Ricardo Carvalho voltar? Se lhe ligasse agora, se lhe pedisse desculpa, poderia voltar? A resposta de Paulo Bento não foi tão clara quanto isso: “Pessoalmente, o Ricardo pode-me ligar quando bem entender, não há qualquer problema, mas isso no campo pessoal. No campo profissional, a atitude dele tem uma consequência. A porta da seleção foi ele que a fechou”, declarou Paulo Bento.

Mais castigos? Já chega

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda não tomou qualquer decisão sobre um eventual castigo a comunicar à UEFA. O responsável técnico português é claro naquilo que pretende: “Se me perguntaram se Ricardo Carvalho deve ser castigo digo que não. Esta situação já causou demasiados prejuízos a todos”, afirmou o ex-treinador do Sporting.

Com Mourinho? Apenas uma vez

Têm surgido ultimamente notícias na comunicação social espanhola que dão conta do apelo que José Mourinho terá feito a Paulo Bento relativamente ao eventual castigo. “Com Mourinho, desde que sou treinador da seleção, falei uma vez, a 30 de setembro de 2010, mais nada.”, disse Paulo Bento.

Ronaldo é exemplo

Para o selecionador português, Ronaldo é um exemplo dentro e fora do relvado: “Há maturidade que vamos ganhando com o passar dos anos. Hoje, Ronaldo é mais maduro e tem um comportamento exemplar na seleção”, afirmou o treinador português.

Eduardo perdeu a baliza porque não joga no Benfica

Se para todos foi mais ou menos claro, Paulo Bento confirmou. Eduardo não é o titular na baliza da seleção única e exclusivamente porque não joga no seu clube: “Tinha duas boas escolhas, dois grandes guarda-redes. Olhando para a situação atual dos dois, preferi o Rui. Não vou dizer nada de novo a ninguém mas olhando ao que o Artur está a fazer no Benfica, possivelmente a situação de Eduardo irá manter-se por muito tempo”, acrescentou o técnico.

João Tomás? Difícil

Uma das questões colocadas no programa Trio d’Ataque desta terça feira foi a chamada de Nuno Gomes e a não convocação de outros jogadores, por exemplo João Tomás. Para o selecionador nacional “é difícil o João voltar à seleção. Tem um percurso fantástico, tem feito boas épocas no Rio Ave, mas acho difícil, temos outros jogadores”.

Em destaque

Subir