Desporto

Paulo Bento não teme impasse dos estatutos da Federação

Selecionador nacional tranquilo relativamente ao enigma na aprovação dos novos estatutos da Federação. Paulo Bento não recebeu indicações sobre cancelamento dos jogos particulares com Chile e Finlândia. “O programa prevê esses jogos e prosseguiremos com o estágio”, disse, no dia em que revelou os convocados. Ruben Micael é a grande surpresa na lista de eleitos. 

A equipa portuguesa entra em campo frente ao Chile e Finlândia, nos dias 26 e 29 de março, com o fantasma dos estatutos a assombrar a realização dessas partidas. É que antes, a 19 de março, há uma nova assembleia que tentará aprovar esses novos estatutos. E em caso de novo chumbo, a FIFA poderá suspender seleção e clubes das competições internacionais.

No entanto, o selecionador nacional não está preocupado com esse dossier: “Não recebi nenhuma indicação de que os jogos possam ser cancelados. A Finlândia e o Chile aceitaram o nosso convite, pelo que o programa do estágio não sofre alterações”, disse Paulo Bento, no dia em que divulgou a lista de convocados para essas partidas.

Precisamente no auditório da Federação, o técnico fez a antevisão dessas partidas e surpreendeu com a chamada de Ruben Micael, médio pouco utilizado no FC Porto. E é precisamente o FC Porto que fornece mais jogadores nesta convocatória, com Rolando, Ruben Micael, João Moutinho e Varela.

O primeiro jogo da seleção será no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, às 20h45, frente ao Chile. O segundo decorre à mesma hora, mas no Estádio Municipal de Aveiro. Paulo Bento poderá testar algumas soluções, tendo em vista os importantes desafios que se avizinham, tendo em vista a qualificação para o Euro’2012.

Portugal defrontará, a 4 de junho, a Noruega, que segue no primeiro lugar do Grupo de apuramento para a prova. Portugal está logo a seguir, com menos dois pontos, mas com mais um jogo que os noruegueses. A Dinamarca está em terceiro, a um ponto de Portugal, mas também tem menos um jogo. Logo, a seleção nacional está obrigada a vencer os nórdicos, para não perder terreno, até porque há um Noruega-Dinamarca, a 26 de março, de acerto de calendário, que vai baralhar as contas.

Paulo Bento não foge à responsabilidade e assume que é imperioso vencer. “Temos de ganhar à Noruega, porque estamos numa situação de risco e não dependemos apenas de nós. Teremos pressionados em todas as partidas, mas é nossa obrigação saber conviver com essa pressão”, resumiu o técnico.

A lista de convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Eduardo, Rui Patrício e Ventura.

Defesas: João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e Sílvio.

Médios: João Moutinho, Raul Meireles, Miguel Veloso, Carlos Martins, Paulo Machado e Ruben Micael

Avançados: Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma, Varela, Danny, Hugo Almeida e Hélder Postiga.

Em destaque

Subir