Desporto

Paulo Bento e as criticas de Manuel José: “Imagino quando for com má intenção”

paulobento1Líder da equipa das quinas abre finalmente o jogo e aborda os casos das críticas de Manuel José e Carlos Queiroz à Seleção Nacional. Paulo Bento diz que houve aproveitamento de dois ex-selecionadores, aos quais acusa de falta de ética e sensatez.

Dias após a chegada da Seleção Nacional, após o Euro’2012, em que Portugal se ficou pelas meias-finais, depois da derrota nos penáltis frente à Espanha, Paulo Bento fala na primeira vez nos casos das críticas à equipa das quinas.

Recorde-se que Manuel José classificou Portugal de ser um “circo” (saiba mais aqui). Já Carlos Queiroz, no dia seguinte, lembrou episódios ocorridos no Mundial 2010, quando, segundo o treinador português, foi colocada a hipótese de escolher o 23.º jogador a partir de uma votação pela televisão (saiba mais aqui).

Paulo Bento sempre fugiu à polémica durante a competição. Havia no entanto a certeza de que o Selecionador Nacional não ia deixar os dois colegas de profissão sem resposta, que surge agora, através de entrevista dada esta sexta-feira à RTP.

O técnico de 43 anos diz não compreender a atitude das pessoas que o criticaram: “Não parece, mas foram dois ex-selecionadores. Acusaram-se de ser o responsável pelo mau planeamento da Seleção Nacional mas não o disseram porquê, não tinham qualquer conhecimento do que se passava”, refere.

Criticas construtivas
Relativamente às declarações de Manuel José, que afirmou dias depois que as fez com a intenção de ajudar a equipa nacional, Paulo Bento reage com ironia: “Imagino quando forem com boa intenção”, acrescenta.

Cristiano Ronaldo
Quanto à partida com a Espanha, em que Cristiano Ronaldo acabou por não marcar qualquer das grandes penalidades, Paulo Bento frisa aquilo que já tinha referido no final do jogo: “Podia ter sido o melhor a marcar o primeiro, como podíamos ter chegado ao quinto penálti e ter o melhor a decidir”, sublinha.

Renovação
Técnico português diz ainda que foi uma questão de “estabilidade” o facto de ter querido resolver a questão da renovação antes do inicio do Euro’2012.

Brasil 2014
Para o futuro, Paulo Bento diz que o principal objetivo é a qualificação para o Mundial de 2014, a realizar-se no Brasil. Mesmo assim, deixa o aviso: “Não pensemos que vamos lá passear por estarmos agora entre as quatro melhores equipas da Europa”, sublinha.

Em destaque

Subir