Nas Notícias

Patriarca aproveita Natal para lembrar idosos mais isolados

Na sua mensagem de Natal, Manuel Clemente recordou os incêndios que devastaram Portugal e a solidariedade que se seguiu às tragédias. O patriarca lembrou também os cuidados continuados contra a eutanásia.

O cardeal patriarca de Lisboa aproveitou a época do Natal para sublinhar a “solidão e isolamento” de alguns idosos afetados pelos incêndios,  dedicando a sua mensagem aos que estão mais sozinhos e isolados.

Ao assumir a postura cuidadosa para com os maios idosos, Manuel Clemente aproveitou para defender os cuidados paliativos, numa atitude crítica à eutanásia.

Para o patriarca, o ano ficou “marcado por trágicos incêndios, que vitimaram muitas pessoas e destruíram habitações e outros edifícios, com grave dano para a vida, o trabalho e o sustento de muitas outras também”. Contudo, a solidariedade seguinte às tragédias mereceu também palavras de Manuel Clemente, considerando que, “para o futuro, nos retomaremos mais conscientes do país que somos e do que devemos ser, mais organizados no território e mais coesos como sociedade, procurando o bem comum de todos”.

“Reparámos certamente na grande solidão em que vive uma parte considerável dos nossos concidadãos, sobretudo quando idosos e dispersos por locais isolados. Alguns rostos da tragédia impressionaram-nos especialmente, pelo modo como exprimiam tanta solidão e isolamento”, destacou.

O Bispo de Lisboa lembrou também que a “existência humana” deve ser vista “como uma longa expectativa de respostas cabais e profundas, que só o tempo vivido geralmente pode dar”.

A “última idade”, para Manuel Clemente, é “quase plenitude pessoal, mesmo quando fisicamente debilitada e carente”.

“Cada idoso é uma experiência de vida e uma interpelação à convivência, que nos faz melhores, quando lhe correspondemos. Como Jesus Menino correspondeu à expectativa de Simeão e Ana, correspondamos nós aos membros mais velhos das nossas famílias e da nossa sociedade inteira. E aproveitaremos muito mais a sabedoria que transportam, tão importante para todos”, lembrou.

Na mesma linha, Manuel Clemente evidenciou a importância dos cuidados paliativos ao reproduzir as palavras do Papa Francisco, em novembro, quando disse que a medicina paliativa “tem uma grande importância também no campo cultural, comprometendo-se a combater tudo o que torna o ato de morrer mais angustiante e sofrido, ou seja, a dor e a solidão”.

Por fim, o patriarca de Lisboa apelou aos portugueses para a aprendizagem por parte dos idosos, lembrando que estes devem ser acompanhados “até ao fim natural das suas vidas”.

“Todos nos ganharemos com todos, na sucessão das gerações convividas”, rematou.

Em destaque

Subir