Nas Notícias

Patrão vinga-se de trabalhador, que trabalha ao sol até morrer

justicaA notícia é um dos destaques de hoje do JN. Um trabalhador morreu de golpe de calor após ter cumprido o serviço ao sol sem que pudesse fazer uma pausa ou beber água. Tudo como alegada vingança de um empreiteiro de Paredes, que não conseguia levar o trabalhador a despedir-se.

Um empreiteiro de Paredes, como vingança por não conseguir mandar embora um trabalhador, tê-lo-á mandado cumprir o serviço num estaleiro ao sol, sem que o homem tivesse acesso a água para beber ou pudesse fazer uma pausa. O trabalhador morreu, vítima de um golpe de calor, e o empreiteiro vai responder perante a Justiça.

O caso faz o destaque da edição de hoje do Jornal de Notícias. Segundo o diário, a acusação do Ministério Público salienta que Cândido Barbosa, um trolha de segunda categoria, foi colocado a prestar trabalho de servente num estaleiro sem sombra a 25 de junho, dia em que foi emitido um alerta para temperaturas elevadas.

A ordem foi como que uma vingança do patrão, que estava a sobrecarregar a vítima com trabalho excessivo para forçar Cândido a apresentar a demissão por iniciativa própria.

O trabalhador, o único funcionário da empresa com salários em atraso (dois meses), recusava-se a despedir-se, pelo que cumpriu as ordens do patrão. Ao regressar a casa, perdeu os sentidos e entrou em convulsão.

Foi internado no Hospital de Penafiel, onde morreu oito dias depois, com falência multiorgânica provocada por um golpe de calor.

Ainda segundo o JN, o empreiteiro arrisca uma pena de prisão entre os dois e os oito anos, se ficar provada a violação das regras de segurança.

Cândido Barbosa, de 41 anos, era casado e pai de dois filhos, com 11 e 19 anos.

Em destaque

Subir