Nas Notícias

Pastores da Serra da Estrela criam calendário solidário (com vídeo)

“Os mais belos pastores da Serra da Estrela”, uma iniciativa do Notícias de Gouveia, é um calendário solidário que, apesar do nome, foge aos padrões tradicionais de beleza. Os protagonistas são pastores que vivem exclusivamente da pastorícia e têm idades que vão dos 21 aos 80 anos. As receitas revertem a favor da associação que está ajudar os pastores que sofreram perdas nos incêndios.

A ideia surgiu de Liliana Carona, correspondente da Rádio Renascença e diretora do jornal Notícias de Gouveia, que lidava de perto com as queixas destse homens.

“É uma profissão muito difícil e não é valorizada”, explica Liliana ao Diário de Notícias, acrescentando que esta “está em risco de se extinguir”.

O calendário prima exactamente pela ausência de pressão no que à beleza diz respeito. Mostra 12 pastores caracterizados pelo trabalho duro, eleitos, numa lista de 30 candidatos, por viverem exclusivamente da pastorícia.

Os calendários estão à venda desde este sábado e as receitas revertem, na totalidade, para a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), depois de a Associação de Beneficiência Popular de Gouveia (ABPG) ter abdicado dos seus 50 por cento.

A mentora do iniciativa, Liliana Carona, explica que a ANCOSE está a apoiar 500 pastores afetados pelas incêndios, que mataram mais de 8500 animais.

O calendário pode ser adquirido no Notícias Gouveia, ou encomendado através do Facebook ou email, e na ANCOSE. O preço varia entre os cinco e os 7,5 euros.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir