Fórmula 1

Pastor Maldonado: “Experiência fez-me um piloto mais forte em Barcelona”

pastor_maldonadoApós a vitória surpreendente vitória no Grande Prémio de Espanha, Pastor Maldonado mostra-se feliz mas com os pés bem assentes na terra a uma semana da prova seguinte, e sempre bastante complicada, nas ruas do Mónaco. O triunfo em Barcelona foi valorizado pela forte oposição de Fernando Alonso, e mostrou um venezuelano diferente daquele que se vimos na Austrália. O piloto da Williams explica que tudo vem da experiência adquirida.

“Em Melbourne eu tive de me empenhar bastante. Depois de um ano passado complicado a equipa estava desesperada por um forte início de época e eu queria obter tantos pontos quanto possível. Aprendi com que e a experiência me fez certamente fez-me um mais forte em Barcelona. Fernando é um adversário muito forte e por isso foi uma batalha mais dura onde desta vez que eu levei a melhor”, refere Maldonado.

O venezuelano atribui também um grande crédito à Williams: “Voltei à fábrica onde toda a gente me felicitou e tive a oportunidade de agradecer a todos pelo seu árduo trabalho. Parece haver um grande otimismo relativamente aquilo que ainda podemos alcançar esta temporada”.

pastor_maldonado4701Relativamente à próxima corrida, Maldonado é prudente: “Vamos certamente fazer o nosso melhor. Nosso conjunto está ficando cada vez melhor e embora agora não tenhamos o carro mais rápido, estamos a melhorar rapidamente. Sempre gostei do Mónaco e depois de Barcelona estou certamente cheio de confiança”.

Numa coisa o venezuelano parece concordar. A Williams de 2012 é certamente diferente da equipa da época passada, em que marcou apenas cinco pontos. E as razões parecem ser várias.

“Temos uma nova equipa técnica, que parecem estar a ter um impacto muito positivo. Também tenho mais experiência e isso certamente está ajudando aos resultados. Não acho que haja um único fator a contribuir para a melhoria este ano, mas uma série de coisas que, juntas, nos tornaram mais competitivos”, sublinha.

A imagem de Pastor Maldonado como um piloto pagador que não merece o seu lugar na Fórmula 1 parece estar a desaparecer. O venezuelano não nega o seu estatuto de privilegiado.

“Eu sou um sortudo poder de ter um apoio incrível da Venezuela. Os meios financeiros que pude trazer ajudaram-me a alcançar a Fórmula 1e, mas também ajudaram a desenvolver o carro. O que é fundamental para se ser bem sucedido. Não quero dar muita importância aos críticos, prefiro fazer o meu trabalho e concentrar-me em fazê-lo o melhor possível.Espero que o meu desempenho em Espanha tenho mostrado que tenho o talento para vir a ser um dos melhores pilotos da F1”, responde.

pastor_maldonado470O começo animado da temporada, com cinco vencedores diferentes, também merece um comentário por parte de Pastor Maldonado, “Esta foi uma das épocas mais competitivas que vimos em muitos anos, com um forte nível de concorrência entre as equipas e pilotos. O que na minha opinião é uma coisa boa”, afirma o venezuelano.

“É chato para os fãs quando um piloto domina por completo, e esta temporada parece-se um pouco com a GP2, onde um piloto é capaz de desempenhar um grande papel no desempenho do carro. Os pneus também permitem que as equipas joguem em estratégias diferentes, por isso há sempre a possibilidade de subir na classificação quando se arriscar”, prossegue Maldonado.

“Temos trabalhado duramente com os pneus, de modo a obter um bom desempenho e esse foi certamente o caso em Espanha, onde pude fazer um último turno mais longo do que todos os meus adversários”, conclui o piloto da Williams.

Em destaque

Subir