Nas Notícias

Passos “está a lixar-se para os portugueses”, acusa Arménio Carlos (CGTP)

armenio_carlosArménio Carlos, secretário-geral da CGTP, utilizou as palavras de Passos Coelho para acusar o primeiro-ministro de estar a “lixar-se” para os portugueses. O líder da central sindical acusa o Governo de pôr em causa o desenvolvimento do país, em nome do cumprimento do défice.

Passos afirmara “que se lixem as eleições”, numa alusão à sua despreocupação relativamente a medidas eleitoralistas, e Arménio Carlos, líder da CGTP, usa as palavras do primeiro-ministro para dizer que o chefe de Governo está a lixar-se para os portugueses”.

Arménio Carlos lamentou que o executivo persista na política da “austeridade e dos sacrifícios”, quando os dados da execução orçamental revelam, segundo Arménio Carlos, que as políticas de Passos não estão a dar frutos.

“O primeiro-ministro está a lixar-se para os portugueses. Se não, se estivesse preocupado com os portugueses, já teria invertido as suas políticas”, afirmou o líder da CGTP aos jornalistas, em conferência de imprensa onde se sentou ao lado de João Proença, da UGT, e de Bernadette Ségol, secretária-geral da Confederação Europeia de Sindicatos.

Depois de uma reunião com o Pedro Passos Coelho, em São Bento, Arménio Carlos acusou o primeiro-ministro de persistir no erro, já demonstrado pelos dados da mais recente consolidação orçamental.

“As políticas deste Governo não estão a resultar. E mesmo que as metas do défice sejam atingidas, no final do ano, o país não estará mais desenvolvido, não terá mais perspetivas de criação de emprego, nem apresentará uma distribuição de rendimento justa”.

O líder da CGTP destaca o facto de “a redução da despesa ter assentado na retenção do pagamento do subsídio de férias aos trabalhadores da administração pública e também do Sector Empresarial do Estado”, de acordo com os dados da execução orçamental. Ou seja, lamenta Arménio Carlos, foram as famílias e a economia a pagar o preço dessa redução de dívida.

O secretário-geral da CGTP prevê mais falências de empresas, caso o Governo de Passos Coelho não inverta as políticas que tem adotado. Arménio Carlos não vê investimento que permita às empresas sobreviver e acha difícil que os mercados externos, com Portugal cercado por crises, possam não ver as portas abertas.

E por isso Arménio Carlos diz que Passos Coelho se está a “lixar para os portugueses”. Recorde-se que o primeiro-ministro dissera, num jantar com o grupo parlamentar do PSD, que não está preocupado com as eleições e que tomará todas as medidas necessárias, no momento apropriado, sem interesses eleitoralistas.

“Se tiver de perder eleições para salvar o país, que se lixem as eleições, porque o que interessa é Portugal”, afirmara Pedro Passos Coelho. Arménio Carlos pega nas palavras do chefe do Governo para uma acusação que a CGTP vem reiterando.

Em destaque

Subir