Nas Notícias

Passos Coelho: “Todos os decisores portugueses devem empenhar-se”

passos_coelho2O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, terá escolhido bem as palavras, num discurso de apresentação da Plataforma para o Crescimento Sustentável. E, nesse sentido, subentendem-se recados ao Presidente da República. “Mais importante que mostrar que tem um Governo coeso, é mostrar que temos um país capaz” e “todos os decisores devem empenhar-se nessa tarefa”, disse o chefe do Governo.

Passos Coelho, que participava na cerimónia de apresentação da Plataforma para o Crescimento Sustentável, abordou a situação política nacional e o cenário internacional, com destaque para a crise da Grécia e eventual propagação a outros países da Zona Euro.

Manifestou-se otimista e pareceu derivar a “coesão nacional” que Cavaco Silva pedira, para um “Governo coeso”, num país em que “todos os decisores devem empenhar-se” na tarefa de “resgatar” Portugal.

O primeiro-ministro fez referência a uma coesão que nunca fora posta em causa: “Mais importante do que demonstrar que Portugal tem um Governo coeso, é mostrar que temos um país capaz de resgatar a sua autonomia, independência, regressando a um crescimento sustentável que todos os cidadãos merecem”.

As palavras de Passos Coelho carregaram um sentido político. “O que estamos a pedir a Portugal não é que salve a face ao seu Governo. Todos os decisores e todos os portugueses devem empenhar-se na tarefa de retirar Portugal da emergência em que o país está”, disse.

O primeiro-ministro manifestou-se “convencido de que as pessoas em Portugal sentem que este é um momento decisivo” e sublinhou que o Governo “está a fazer a sua parte”, no objetivo de superar este período crítico.

Passos abordou ainda a reunião de quarta-feira, em Bruxelas, que será decisiva, num novo encontro dos líderes europeus. E revelou-se otimista: “Na quarta-feira, quando nos encontrarmos de novo em Bruxelas, teremos conseguido um plano credível para a Grécia”.

E uma solução para a Grécia será, em simultâneo, uma solução para os países da Zona Euro, “sujeitos ao efeito sistémico, a partir da instabilidade grega”, sustenta o primeiro-ministro.

“Vamos criar mecanismos – seja nos países com mais dificuldades, como Portugal e a Irlanda, mas também outros que estão a ser afetados – para que todos tenham uma banca recapitalizada, que enfrente as dificuldades. Desse modo, poderemos tomar as medidas adequadas para que os desequilíbrios da Zona Euro possam ser corrigidos”, afirmou.

Em destaque

Subir