Nas Notícias

Passos Coelho poderá transferir gestão de hospitais públicos para privados

A gestão dos hospitais públicos poderá passar para privados. Esta medida, que o Governo de Passos Coelho equaciona, gerou já fortes críticas da Associação de Administradores Hospitalares, que acusam o executivo de menosprezar a capacidade dos gestores públicos.

A Associação de Administradores Hospitalares considera que o setor público dispõe “gestores capazes”, com provas dadas no que diz respeito à gestão hospitalar, e acusa o executivo de Passos Coelho de menosprezar essa capacidade.

Outra medida em equação é a possibilidade de escolha por parte dos utentes, que poderão passar a escolher qual o seu médico de família. Estima-se que cerca de 500 mil portuguesas não tenham médico de família.

O setor público debate-se com o problema da falta de médicos, provocada pelo elevado número de médicos que se reformaram. A contratação de clínicos sul-americanos foi a solução encontrada pelo anterior Governo.

A medida já fazia parte do programa eleitoral do PSD e prevê que os utentes passem a escolher o seu médico de família, numa altura em que a falta de especialistas em medicina geral e familiar – depois da reforma de mais de 400 médicos – levou à contratação de clínicos estrangeiros.

A iniciativa já foi criticada pela Associação de Administradores Hospitalares (AAH), que defendeu que existem no setor público “gestores com qualidade e com resultados claros na gestão hospitalar.”

Em destaque

Subir