Nas Notícias

Passos Coelho: “Não estamos a exigir de mais aos portugueses”

pedro_passos_coelho1Passos Coelho, primeiro-ministro, respondeu nesta quarta-feira às críticas ao Governo, negando que esteja a praticar austeridade excessiva. “Não estamos a exigir de mais aos portugueses”, diz Passos, que fala numa fatalidade: “Acontecesse o que acontecesse, Portugal teria de passar por isto”.

Em Cantanhede, onde foi recebido com mais uma manifestação, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho voltou a defender as políticas do Governo e garantiu que não vai mudar de rumo, defendendo que o executivo não está a “exigir de mais aos portugueses”.

Numa altura em que as acusações ao Governo sobem de tom, com Passos Coelho no epicentro de todas as críticas, o primeiro-ministro revelou confiança – “Vamos vencer e Portugal conseguirá ultrapassar as dificuldades”, vaticinou.

Passos Coelho é acusado de governar para combater o défice e, por outro lado, a oposição defende que as metas acordadas com a troika não serão atingidas. O chefe de Governo responde com uma metáfora.

“Não se pode dizer que estamos a tomar remédio para a febre e, ao mesmo tempo, afirmar que a febre sobe mais com o remédio”, disse hoje Passos Coelho, num discurso de inauguração da Expofacic, em Cantanhede.

A realidade económica portuguesa é para Passos uma fatalidade, que resulta de anos de equívocos. “Acontecesse o que acontecesse, Portugal teria de passar por isto”, sustenta o primeiro-ministro, que não cede perante “a demagogia, bem diferente da realidade”.

O acordo com a troika estará no eixo das políticas do Governo e o acordo com a troika será cumprido na integra. Passos Coelho alega que o incumprimento acarreta uma fatura excessiva que Portugal não pode pagar.

“De cada vez que se falha, no sentido de reforçar a confiança dos que nos emprestam dinheiro, as condições tornam-se mais difíceis e o preço a pagar será mais elevado”, sustentou Passos Coelho, rebatendo o argumento de António José Seguro, que sugere ao Governo uma renegociação das metas do défice.

A política do Governo, segundo Passos, resume-se a “meter o país nas suas possibilidades, mostrando que Portugal cumpre as suas obrigações”. Por outro lado, o Governo vai levar a cabo as reformas que não trarão benefícios no imediato, mas que se impõem, para que o futuro das instituições não esteja de novo em risco.

As palavras de Passos Coelho, em Cantanhede, surgem num dia em que teve de enfrentar mais uma manifestação de protesto.

Em destaque

Subir