Economia

Passos Coelho e Angela Merkel de acordo: Zona Euro dispensa eurobonds

O primeiro-ministro português e a chanceler alemã Angela Merkel estão de acordo em evitar a emissão de títulos de dívida pública europeus – os chamados “eurobonds” –, tendo em vista o combate às crises da dívida soberana dos países da Zona Euro.

Angela Merkel considera que colocar todas as dívidas de cada país num mesmo universo é “um caminho errado”. Passos Coelho, por seu turno, argumenta que existe um princípio na Europa que será capaz de restituir a normalidade nas economias, dispensando os eurobonds.

Segundo o primeiro-ministro, o “princípio de solidariedade”, em que as economias mais fortes e com maior rating apoiam as mais vulneráveis, torna dispensável um “tesouro europeu”.

Por outro lado, alega Passos, a União Europeia não está preparada para a emissão de eurobonds, o que, a avançar, obrigaria à revisão de tratados.

Os dois chefes de governo estiveram reunidos em Berlim. Merkel e Passos Coelho revelaram proximidade de posições nas principais questões relativas ao momento económico da Zona Euro.

Em destaque

Subir