Nas Notícias

Passos Coelho diz que só há dinheiro para subsídios em 2015 e a ‘prestações’

passos_coelho11Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, diz que o Estado só terá capacidade para pagar subsídios de férias e de Natal a pensionistas e funcionários públicos a partir do ano de 2015 e de forma repartida, juntamente com o salário. Os trabalhadores do setor privado também poderão receber os subsídos deste modo.

Pedro Passos Coelho revela em entrevista à Rádio Renascença que os subsídios de férias e de Natal só voltam a ser repostos a partir de 2015 e repartidos em 14 parcelas, divididas pelos 12 salários ou pensões de reforma.

Este cenário (pagamento de subsídios de férias e de Natal de forma faseada) pode mesmo estender-se aos trabalhadores do setor privado. Na prática, os trabalhadores e pensionistas recebem a mesma verba, mas repartida por 14 prestações.

O primeiro-ministro justifica este cenário como única forma de o Estado poder cumprir essa obrigação, já que a reposição automática dos subsídios não é possível.

Passos Coelho diz ainda nesta entrevista – que será transmitida hoje à noite, na Rádio Renascença – que o Estado “não tem dinheiro” para reforçar apoios sociais. Curiosamente, no dia em que o ministro da Solidariedade revela o reforço de um apoio social, no que diz respeito aos subsídios por maternidade.

O chefe de Governo adianta que vai renegociar as parcerias público-privadas, como modo de “aliviar a pressão” sobre as contas públicas. Apesar de tudo, Passos não altera as metas para o desemprego e acredita mesmo que o segundo semestre de 2012 vai trazer melhores notícias.

Em destaque

Subir