Nas Notícias

Pássaros e camaleões nos “Passos Contados” de 2014

passos contados 210passos contadosA observação de pássaros e a visualização de camaleões são duas das atividades em destaque dos “Passos Contados” de 2014, a iniciativa com que a Câmara de Vila Real de Santo António quer promover as riquezas ambientais do sotavento algarvio.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio: os “Passos Contados”.

Nesta oitava edição iremos ouvir e observar pássaros do campo e da ria (março); descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação (abril); aprender a fazer brinquedos em cana e outros materiais vegetais (maio); conhecer as dietas alimentares antigas no Algarve a partir do registo arqueológico (junho); procurar camaleões e outros habitantes nocturnos na envolvente de Cacela Velha (julho); observar à noite estrelas e constelações e descobrir a sua importância na navegação marítima (agosto); conhecer as paisagens antigas em Cacela a partir de afloramentos, rochas e fósseis (setembro); terminaremos em outubro com um percurso sobre a habitação e usos do território no Algarve Rural, ontem e hoje.

De entre estas iniciativas, salienta-se a primeira, no domingo de 30 de março: “Pássaros do campo e da ria. Cantos, voos e habitats”, com o ornitólogo Thijs Valkenburg e a bióloga Fábia Azevedo, ambos do RIAS.

O ponto de encontro é em Cacela Velha, às 9h30.

A 5 de julho, um sábado, realiza-se a iniciativa “Camaleões e outros habitantes nocturnos de Cacela Velha”, com o biólogo Filipe Moniz, também em Cacela Velha, mas pelas 21h00.

A organização recomenda que os participantes levem, para os passeios diurnos, merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar.

Nos percursos noturnos, deverão levar roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na antiga escola primária de Santa Rita, pelo telefone 281952600 ou pelo email [email protected].

Em destaque

Subir