Nas Notícias

Passar muito tempo com o computador ou smartphone aumenta stress

internet_3A conclusão é de um estudo levado a cabo na Suécia, em que participaram mais de quatro mil pessoas. Utilização do computador ou do smartphone, para o acesso à Internet, seja em que plataforma for, aumenta o risco de stress e até de depressão.

A Internet faz parte do nosso dia a dia. Seja para entretenimento, trabalho, simples lazer, cada vez são mas as horas passadas à frente do ecrã. Com a evolução, hoje os smartphones permitem fazer tudo, ou quase tudo, daí que passemos a ser utilizadores móveis da rede.

Porém, uma utilização massiva destas ferramentas pode trazer riscos sérios à nossa saúde. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, em que participaram, ao longo de 12 meses, mais de quatro mil pessoas.

Esta investigação lança o alerta em várias direções, desde logo a privacidade, que qualquer pessoa pode perder com a utilização excessiva da Internet: “Quando recebemos por exemplo uma mensagem à noite, vimo-nos obrigados a responder, isso faz com que não descansemos da melhor forma”, refere Sara Thomee, responsável pelo estudo.

Há ainda a questão do entretenimento: “Principalmente entre o público feminino, jogar na Internet pode aumentar o risco de depressão”, acrescenta.

Já na parte da ligação constante que cada pessoa tem à rede, seja com o computador ou com o smartphone, que anda sempre no bolso, há ainda o problema de um sentimento de pressão, ou mesmo de prisão e compromisso constante com os outros utilizadores: “Utilizar em demasia a Internet e as redes sociais pode-nos fazer sentir presos a essas mesmas plataformas”, sublinha Thomee.

Recorde-se que esta semana, outro estudo, desta vez realizado em Portugal, pelo Observador Cetelem, revela que os telemóveis são a segunda maior tendência dos portugueses, no que toca a compras.

Em destaque

Subir