Mundo

Se passa muito tempo sentado este artigo é para si

Investigadores norte-americanos alertam para os perigos de se passar bastante tempo sentado. Os analistas perceberam que o risco de morte aumentou proporcionalmente ao tempo que os participantes passavam sentados. O sedentarismo chega até a ser apelidado de “o novo tabagismo”.

Após o estudo efetuado, e que foi publicado na revista ‘Annals of Internal Medicine’, os cientistas norte-americanos recomendam que as pessoas fiquem sentadas por períodos nunca superiores a 30 minutos.

“As autoridades médicas recomendam às pessoas que façam exercício físico e pedem para que não se passe muito tempo sentado, mas não dizem como. Sugerimos recomendações específicas como, por exemplo, uma caminhada de cinco minutos por cada 30 minutos consecutivos que se passa sentado”, salienta Keith Diaz, da Faculdade de Medicina da Universidade Columbia, em Nova York, principal autor do estudo.

“À medida que envelhecemos, as nossas funções físicas e mentais diminuem de ritmo, o que nos faz ficar mais sedentários. Estudamos uma população de meia-idade. Ao contrário de outros estudos, monitoramos ativamente o tempo de sedentarismo em vez de confiar em autoavaliações”, explicou o investigador.

O estudo concluiu que as pessoas que passavam mais de 13 horas por dia sentadas tinham duas vezes mais chances de morrer do que as que passavam, por exemplo, 11 horas.

Além disso, entre as conclusões está também um outro dado. Passar menos de meia hora seguida sentado diminui o risco de morte do que as pessoas que passam mais de 30 minutos sentadas.

“Médicos e investigadores estão cada vez mais convencidos de que ficar sentado por muito tempo é o novo tabagismo”, diz Monika Safford, da Universidade de Cornell, e coautora do estudo.

Participaram cerca de oito mil adultos neste estudo, com idade a partir de 45 anos, que se voluntariaram.

Em destaque

Subir