Nas Notícias

Páscoa traz chuva e temperaturas a descer

chuvachuva bigO próximo fim de semana vai ter chuva e uma descida das temperaturas. Na Páscoa, domingo, a precipitação deverá ocorrer em mais de metade do território português. As temperaturas máximas vão descer já a partir de amanhã, acrescenta a previsão do IPMA.

Em abril, águas mil: validando a sabedoria popular, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de semana de Páscoa com chuva, em especial no domingo, e uma descida generalizada das temperaturas.

“Vamos ter uma Páscoa com valores mais baixos de temperatura e com precipitação”, salientou a meteorologista Margarida Gonçalves, citada pela Lusa.

Os efeitos de uma “influência depressionária” deverão começar a ser sentidos já a partir da noite de hoje.

“Devido a uma influência depressionária na região da Madeira que afeta o território do continente, estamos a prever para sexta-feira e sábado descida das temperaturas e precipitação”, reforçou a meteorologista.

Para além de aguaceiros, que poderão ocorrer ainda na tarde de hoje em algumas azonas do país, o IPMA alerta para a possibilidade de ocorrência de trovoadas.

“A probabilidade de precipitação só vai diminuir a partir da quarta-feira da próxima semana”, acrescentou Margarida Gonçalves.

“A partir de domingo a chuva vai cair com mais intensidade e frequência” e as temperaturas máximas não deverão passar dos os 17 graus.

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos dias, “a tendência é para que as temperaturas não estejam nos valores que têm estado até agora, superiores aos 25 graus Celsius em alguns locais”.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado no território continental, apresentando-se muito nublado nas regiões norte e centro e no litoral oeste a sul do cabo Raso até ao final da manhã.

Está ainda previsto um aumento de nebulosidade durante a tarde nas regiões norte e centro e no Alto Alentejo, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do interior norte e centro.

O vento vai soprar fraco, sendo moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros a partir do final da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento norte muito fresco com rajadas até 70 quilómetros/hora no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo).

Nas temperaturas, a previsão é de máximas de 28 graus em Castelo Branco, 27 em Évora, Beja, Braga e Bragança, 26 em Lisboa, 24 em Faro, 22 no Funchal, 18 em Porto e Angra do Heroísmo, 17 em Viana do Castelo e Leiria e 16 em Santa Cruz das Flores.

Em destaque

Subir