Nas Notícias

A partir dos 40 anos, deve trabalhar três dias por semana

Uma pesquisa australiana avaliou o impacto da carga horária em pessoas de meia idade e idosos. E concluiu que, a partir dos 40 anos, um horário de trabalho até 25-30 horas por semana tem efeitos positivos. Horários mais longos têm um impacto negativo sobre o funcionamento cognitivo, com aumento dos níveis de stress e perda de memória. Em consequência, a produtividade cai de forma drástica.

O impacto das horas de trabalho na capacidade cognitiva de adultos de meia idade e idosos, residentes na Austrália, foi avaliado num estudo único, na medida em que incide sobre a margem intensiva (horas de trabalho), em vez da participação da força de trabalho.

Um estudo do Instituto de Economia Aplicada e Investigação Social da Universidade de Melbourne, na Austrália, concluiu que os adultos com mais de 40 anos serão mais produtivos se trabalharem apenas 25 horas por semana, o que representaria três dias de trabalho e um fim de semana de quatro dias.

Os investigadores tentaram perceber qual o número ideal de horas em pessoas com mais de 40 anos. E verificaram que com três dias de trabalho semanais a produtividade seria maior, graças a menores níveis de stress e a uma maior capacidade de memória.

Esta conclusão resulta de uma análise a 3000 homens e 3500 mulheres, com níveis de escolaridade diferentes e idades compreendidas entre os 40 e os 69.

“Analisando os resultados dos testes de memória e disfunção cerebral para os inquiridos, verifica-se que, nos homens, o horário de trabalho até 25-30 horas por semana tem um impacto positivo. Nas mulheres, o número de horas varia entre as 22 e as 27″, salienta a conclusão da profunda pesquisa.

Uma carga horária superior “provoca um impacto negativo sobre o funcionamento cognitivo” e, por conseguinte, piores resultados no seio laboral.

O estudo destaca que o excesso de trabalho pode ter efeitos adversos no funcionamento cognitivo. Se o trabalho é positivo, como forma de estimular a atividade cerebral, o excesso de trabalho apresenta efeitos negativos, com perda de faculdades cognitivas.

Em destaque

Subir