Nas Notícias

Partilha frases profundas? É possível que seja menos inteligente

Costuma partilhar aquelas imagens com citações, frases profundas de grandes pensadores? Um estudo sugere que as pessoas que o fazem podem ser menos inteligentes.

Pesquisa da Universidade de Waterloo, em Ontário, conclui que aceitar frases feitas revela pouca inteligência.

Se é utilizador das redes sociais, certamente já se deparou com aquelas imagens de fundo aprazível, com citações de grandes pensadores.

São imagens que geram muita partilha e aceitação imediata por parte de quem as lê. Algumas são teorias inquestionáveis, outras são tretas. Como as distinguir?

E aqui reside o centro da questão: quem está constantemente a partilhar esses conteúdos não faz a distinção. E por isso, segundo esta pesquisa da Universidade de Waterloo, apresenta níveis mais baixos de inteligência.

Este tipo de pessoas é ainda mais propenso a aceitar o paranormal, as crenças religiosas e as teorias da conspiração.

O estudo chama-se ‘On the reception and detection of pseudo-profound bullshit’ [‘Na receção e deteção de pseudo-profunda treta’].

Um grupo de psicólogos analisou a forma como diferentes pessoas aceitam essas frases feitas, muito comuns no dia a dia, aceites de forma acrítica e ingénua por alguns.

São frases sem investigação empírica, que apenas impressionam pelo seu caráter aparentemente profundo. No entanto, trata-se de afirmações vagas, que nem sempre correspondem à verdade. Não provocam uma atitude crítica e são interiorizadas sem serem questionadas.

“As tretas são comuns no quotidiano e até atraíram a atenção de grandes filósofos. Porém, a sua receção não foi sujeita a investigação. São pseudo-tretas”, diz Gordon Pennycook, psicólogo que liderou o estudo.

“Consistem em afirmações impressionantes apresentadas como verdadeiras e profundas, mas que na sua essência não passam de palavras vagas”, acrescenta.

Para a realização da investigações, 845 pessoas foram sujeitas a uma série de tretas – do ponto de vista dos autores do estudo – e tiveram de as avaliar.

Depois, foi realizado um teste de avaliação de conhecimentos. Cruzaram-se os dados e quanto menores foram os conhecimentos revelados, maior foi a aceitação das frases feitas.

Em destaque

Subir