Mundo

Partido da Nobel da Paz Suu Kyi perde votos em eleições intercalares do Myanmar

O partido de Aung San Suu Kyi, líder de facto de Myanmar (antiga Birmânia), confirmou hoje que perdeu quatro assentos nas eleições intercalares de sábado, tendo obtido sete dos 13 lugares em disputa.

O porta-voz da governante da Liga Nacional para a Democracia (LND), Myo Nyunt, anunciou que o partido perdeu quatro lugares relativamente a 2015, quando venceu em 11 das 13 circunscrições.

O LND foi eleito em zonas povoadas pela etnia maioritária ‘bamar’ e derrotado em cinco distritos de minorias étnicas.

A votação, cujos resultados oficiais não foram publicados, serviu para substituir quatro lugares na Câmara Baixa, um lugar na Câmara Alta e oito lugares nos parlamentos estatais ou regionais que ficaram desocupados devido a renúncias ou à morte dos seus titulares, segundo a agência espanhola EFE.

No entanto, o resultado não vai afetar a maioria do Governo composta pelo LND, que em 2015 alcançou a maioria absoluta na Câmara Alta com 135 dos 224 lugares, na Câmara Baixa com 255 dos 440 lugares e no conjunto das legislativas regionais com 476 dos 850 lugares.

O LND foi o primeiro partido eleito democraticamente depois de meio século de regimes militares, e vai governar até às próximas eleições gerais em 2020.

A legislatura ficou até agora marcada pela ofensiva militar na zona oeste do país contra a minoria muçulmana Rohingya, que levou cerca de 723.000 membros da comunidade a fugirem para o Bangladesh, e pela estagnação das negociações de paz com as cerca de 20 guerrilhas formadas por minorias.

Aung San Suu Kyi, Prémio Nobel da Paz em 1991, é a chefe de facto do Governo, mas são as forças armadas do país que controlam os ministérios da Defesa, Interior e Fronteiras, mantendo ainda uma minoria de bloqueio de 25 por cento dos assentos nos parlamentos nacional e regionais desde que dissolveram a última junta militar em 2011.

Em destaque

Subir