Mundo

Parques infantis da França são para brincar, não para fumar

fumar com miudos

A França vai proibir que se fume nos parques infantis, apesar de serem espaços abertos. Marisol Touraine, a ministra da Saúde, a lei visa garantir “o respeito pelas crianças”. Na segunda-feira vai arrancar a campanha de sensibilização “Aproveite para deixar de fumar”.

Os parques infantis são sagrados. Na França, servem para as crianças poderem brincar e não para os pais aproveitarem para ‘dar uma passa’.

A ministra da Saúde, Marisol Touraine, anunciou hoje uma decisão que apresentou como “uma forma de respeitar as crianças”.

A nova lei, que será aprovada durante o próximo mês, vai proibir o consumo de tabaco e produtos derivados nos parques infantis públicos, mesmo que sejam espaços abertos.

A mesma lei prevê a proibição da publicidade ao tabaco nos pontos de venda e (a medida mais polémica) a proibição de fumar dentro de veículos (incluindo os privados) quando houver crianças a bordo.

Com o Governo gaulês empenhado em fortalecer o plano nacional de luta contra o tabagismo, iniciado ainda durante o ano passado, vai ser lançada, na próxima segunda-feira, a campanha “Aproveite para deixar de fumar”.

O título diz tudo sobre esta campanha de sensibilização: incentivar quem fuma a “aproveitar o verão” para largar o vício.

Ao contrário do que tem sucedido na União Europeia, o consumo de tabaco tem vindo a crescer em França, com a taxa a subir dos 28 para os 32 por cento, segundo um estudo do Eurobarómetro.

Em destaque

Subir