Nas Notícias

Parque Escolar proibida de lançar novos projetos durante auditoria

Mais de 100 escolas ficam com projetos em suspenso, em virtude da auditoria à Parque Escolar, que o Governo decidiu pedir à Inspeção-Geral de Finanças. Dívida da empresa atinge os 946 milhões de euros. Ministro Nuno Crato vai reavaliar todo o plano de reestruturação das escolas.

Preocupado com o crescente endividamento desta empresa pública, o Ministério da Educação decidiu avançar com um pedido de investigação às contas, que será levado a cabo pela Inspeção-Geral de Finanças, noticia o DN.

O Governo solicitou uma auditoria à empresa que foi criada pelo executivo de Sócrates, com o objetivo de requalificar cerca de três centenas de edifícios de instituições de ensino. Durante este processo, a empresa não poderá lançar novas obras.

A Parque Escolar fica restrita à execução dos projetos em curso, que estão a ser concluídos em 72 instituições de ensino. Mais de 100 escolas terão de aguardar por intervenções que estavam previstas. Do total de empreitadas previstas, 103 já foram concluídas.

Até ao termo da auditoria, a empresa terá de fornecer ao ministério da tutela todas as informações relativas às obras em execução, sendo que o Governo poderá determinar a suspensão das requalificações.

Até ao ano de 2015, está previsto um investimento total que ronda os 3,2 mil milhões de euros, não estando para já garantido que o plano seja concluído, apesar de não ter sido interrompido. O titular da pasta da Educação, Nuno Crato, vai avaliar o processo.

Em destaque

Subir