Nas Notícias

Parlamento formaliza sessão extraordinária de boas vindas a João Lourenço no dia 22

A Assembleia da República confirmou hoje a realização de uma sessão extraordinária de boas vindas ao Presidente de Angola, João Lourenço, para dia 22 de novembro, pelas 14:30, que não mereceu objeções de quaisquer partidos.

De acordo com o porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Duarte Pacheco, “ninguém se pronunciou” depois de ter sido feito o anúncio da sessão, que, à semelhança de outras no passado, apenas deverá ter dois discursos: o do convidado, João Lourenço, e do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Questionado sobre o critério que levou a este convite ao chefe de Estado de Angola – que não se repete em todas as visitas presenciais a Portugal -, Duarte Pacheco remeteu para uma concertação entre Presidência da República, Presidência da Assembleia da República e Governo, que normalmente têm em conta o critério da reciprocidade.

O último chefe de Estado a discursar na Assembleia da República foi o rei de Espanha, Filipe VI, em 30 de novembro de 2016.

A lista de chefes de Estado estrangeiros a discursar em sessões solenes no parlamento português, em democracia, tem privilegiado as relações lusófonas, com o antigo Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso e o antigo Presidente de Moçambique Joaquim Chissano a bisarem a honra, de acordo com a divisão de Protocolo do parlamento.

A Assembleia da República também realizou uma sessão solene de boas-vindas ao pai de Filipe VI, o rei Juan Carlos, durante uma visita a Portugal em 2000.

De acordo com a informação da Assembleia da República enviada à agência Lusa em 2016, a lista inclui também o Presidente francês Jacques Chirac, em 1999, no mesmo ano, o Presidente do Conselho Nacional da Resistência Timorense Xanana Gusmão, que ainda não era chefe de Estado, o Presidente da República de Itália Carlo Azeglio Ciampi, em 2001, e o Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.

Fernando Henrique Cardoso discursou em 1995 e em 2000 e Joaquim Chissano em 1999 e 2004.

Antes de Filipe VI, o último chefe de Estado estrangeiro a falar numa sessão solene no parlamento tinha sido o Presidente de Moçambique Armando Guebuza, em 2010.

O Presidente de Angola realiza entre 22 e 24 de novembro uma visita a Portugal, que inclui no primeiro dia uma sessão no Parlamento e uma cerimónia nos Jerónimos, confirmou na segunda-feira fonte da casa civil da Presidência angolana.

O resto do programa será divulgado dias antes da visita.

Em destaque

Subir