Categorias: Nas Notícias

Parlamento Europeu vota Comissão Von der Leyen na próxima quarta-feira

O Parlamento Europeu deu por concluído o processo de audições aos comissários designados para a nova Comissão Europeia e decidiu votar o conjunto do colégio na próxima quarta-feira, em Estrasburgo, anunciou hoje o presidente da assembleia.

“Chegámos ao final do processo de audições, discussões e avaliações da Comissão, e ficou hoje decidido que na próxima semana, em Estrasburgo, terá lugar a votação do colégio. Se [o voto] for positivo, a Comissão pode começar o seu trabalho em 01 de dezembro”, anunciou David Sassoli, no final da conferência de presidentes do Parlamento Europeia, hoje realizada em Bruxelas para preparar a sessão plenária da próxima semana.

Sassoli apontou que o Parlamento Europeu está “extremamente satisfeito com o processo” de avaliação aos comissários designados, que admitiu ter sido “difícil”.

Três Estados-membros tiveram de apresentar novos nomes para o colégio, depois de a assembleia ter rejeitado os primeiros nomes apontados por França (Sylvie Goulard), Hungria (László Trócsányi) e Roménia (Rovana Plumb), o que levou a um atraso no início de funções da Comissão Von der Leyen, forçando o atual executivo de Jean-Claude Juncker a prolongar o seu mandato por um mês.

Na semana passada, a assembleia procedeu às audições dos novos comissários designados por Paris, Budapeste e Bucareste, acabando por dar “luz verde” aos novos nomes apresentados, respetivamente Thierry Breton (Mercado Interno), Olivér Várhelyi (Política de Vizinhança e o Alargamento) e Adina Valean (Transportes).

Questionado sobre a ausência de um comissário designado pelo Reino Unido – apesar do prolongamento do Brexit além de 31 outubro, Londres negou-se a apresentar um nome antes das eleições legislativas do próximo mês -, o presidente da assembleia apontou que “os serviços jurídicos da Comissão e do Conselho estão de acordo que é possível avançar com um colégio a 27”, e para o Parlamento tal “é suficiente”.

A votação do colégio de Ursula von der Leyen, que inclui a comissária designada por Portugal, Elisa Ferreira, responsável pela pasta da Coesão e Reformas, terá então lugar na próxima quarta-feira, 27 de novembro, em Estrasburgo, e se, como tudo o indica, o voto for positivo, a nova Comissão entrará então em funções já em 01 de dezembro, com um mês de atraso à data inicialmente prevista.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias