Economia

Parlamento Europeu debate desemprego jovem no European Youth Event

O European Youth Event (EYE) decorreu em Estrasburgo, no Parlamento Europeu, e contou com 7500 participantes. O objetivo foi mobilizar jovens, empresas e membros do parlamento para um cenário futuro: uma Europa mais inclusiva, com melhores qualificações profissionais.

Entre 20 e 21 de maio, o Parlamento Europeu discutiu a formação profissional técnica, não universitária; a aposta numa formação muito prática e, por último, uma formação que integre obrigatoriamente estágios nas empresas, sendo por isso geradora de empregabilidade.

Com esta iniciativa pretende-se encontrar uma estratégia para diminuir o desemprego jovem na Europa e garantir que as empresas têm qualificações e competências técnicas “à medida”.

Os números são alarmantes. Na Europa temos já 13 milhões de desempregados jovens. Atualmente, na União Europeia, um quarto da população jovem adulta é desempregada, chegando em alguns países a ser metade da população. Em Portugal a taxa ronda os 20 por cento da população.

Dos oradores convidados fizeram parte Denis Mukwege Sakharov Laureate em 2014 ; Ensaf Haidar, a mulher de Raif Badawi vencedor do prémio Sakharov 2015; Martin Schultz, presidente do Parlamento Europeu; Marianne Thyssen, comissária do European Employment, e a astronauta italiana Samantha Cristoforetti.

Em destaque

Subir